Anúncio principal

Amapá inicia entrega de vacinas para campanha contra o Influenza

Foto: Marta Bezerra SVS

Começa nesta segunda-feira, 1, a distribuição 92.690 doses da vacina trivalente, que serão entregues nos 16 municípios para a realização da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza. Este ano, a ação ocorrerá no período de 10 de abril a 31 de maio.

O quantitativo, de acordo com a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), corresponde a 40% do total dos insumos a serem recebidos para a campanha, sendo, num primeiro momento voltados para o público prioritário: crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes. entregues ao Estado, finalizando a entrega total dos produtos. Mas o “Dia D de vacinação”, que mobilizará todas as unidades de saúde e pontos de vacinação ocorrerá no dia 4 de maio. O Governo do Amapá pretende finalizar a entrega total dos produtos até o dia 12 de abril.

Entre os dias 10 e 19 de abril, a imunização é destinada ao público prioritário (crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes); de 22 de abril a 31 de maio, será voltada para todos os grupos prioritários. Nesse segundo período, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação de crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes, conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

Para 2019, a meta de cobertura vacinal para todos os estados é de 90% do público-alvo. Nos últimos anos, o Amapá tem obtido excelentes resultados, com o trabalho de suporte dado pela SVS às prefeituras, com capacitações e monitoramento.

Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de 6 meses até 5 anos,11 meses e 29 dias; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores das escolas públicas e privadas; povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; e funcionários do sistema prisional.

Mostrar mais
Publicidade

Artigos relacionados

Publicidade
Botão Voltar ao topo