Saiba quais são os cuidados necessários com a saúde bucal pós-Covid-19
Especialista explica que é necessário fazer a troca da escova dental após a doença e destaca a importância dos cuidados adequados.
Em tempos de pandemia o cuidado com a higienização das mãos é primordial para evitar o risco de contágio pelo novo coronavírus. No entanto, é preciso estar atento também em relação à saúde bucal, que tem impactos em todo o corpo, já que a boca pode ser uma porta de entrada para bactérias e outros microrganismos. E a escova dental é um item muito importante na prevenção de cáries, tártaro, mau hálito e até mesmo doenças.
A dentista e coordenadora do curso de Odontologia da faculdade Fama Macapá, Thalita Amanajas, explica a importância da escovação dos dentes após as principais refeições. “Nossa boca é povoada por uma grande quantidade de bactérias, algumas inofensivas, mas outras que podem causar problemas. O ato da escovação visa manter o equilíbrio, para que as bactérias não causem problemas dentários ou na gengiva”, detalha.
A especialista reforça que os problemas bucais podem ter repercussão para o corpo como um todo, levando a algumas situações extremas como infecções generalizadas. “Por isso é importante manter a boca sempre saudável”, destaca Amanajas.
Outro ponto de atenção é com a troca da escova dental. Uma dúvida muito comum é se quem teve Covid-19 precisa trocar a escova. A especialista conta que a troca da escova de dentes deve acontecer sempre que se adoece, independentemente de ser Covid-19 ou outra doença. “A escova dental tem contato direto com a boca, que está repleta de bactérias, vírus e outros microrganismos. Por isso, todas as vezes que o paciente fica gripado precisa fazer a troca da escova logo após a remissão dos sintomas da doença, e não é diferente no caso da Covid-19”, enfatiza.
A especialista ressalta que o período da troca da escova dental não deve ultrapassar os três meses mesmo se a pessoa não ficou doente. “A troca da escova dental deve acontecer a cada três meses, desde que ela seja guardada de forma correta, ou seja, em um recipiente com tampa. Outra forma de perceber que está na hora de trocar é quando a escova começar a ficar com as cerdas deformadas. Neste caso, ela começa a não limpar os dentes de forma correta”, pontua.
Para manter a boca saudável, a dentista destaca outros pontos além da escovação, como usar fio dental e visitar regularmente o dentista – pelo menos uma vez ao ano.