CUFA lança campanha nacional com clubes de futebol para arrecadar alimentos às Mães da Favela
O Mães da Favela Futebol Clube pretende arrecadar 350 toneladas de alimento em média por estado em uma semana. A campanha começa no dia 21 e vai até 27 de junho.
A Central Única das Favelas decidiu unir forças com a Comunidade Door, a Frente Nacional Antirracista e os clubes de futebol por todo o país para lançar a campanha Mães da Favela Futebol Clube. Na realização dos projetos, parcerias estão sendo fechadas com os clubes de todos os estados e de todas as divisões. Até o momento já são 44 clubes confirmados, entre eles: São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Internacional, Grêmio, Flamengo, Vasco, Fluminense, Bahia, Vitória, Goiás, Ceará, Fortaleza, entre outros.
No estado do Amapá a parceria foi fechada com o Trem Desportivo Club, Sociedade Esportiva e Recreativa São José e Ypiranga Clube.
A ação tem como objetivo arrecadar alimentos e distribuí-los para as famílias em situação de vulnerabilidade de todo o Brasil através do programa Mães da Favela, da CUFA. A expectativa é que sejam arrecadados, em média, 350 toneladas de alimentos por estado, totalizando 12 mil toneladas de doações, o equivalente a 100 milhões de reais. O início da campanha será no dia 21 de junho, segunda-feira.
A partir dessa data, as pessoas ou empresas, torcedoras dos times, que quiserem contribuir, poderão levar suas doações até aos pontos de arrecadação definidos pelos clubes participantes. Esses alimentos ficarão armazenados até o final de semana de 25, 26 ou 27 de junho, a depender do calendário de jogos de cada time.
Neste final de semana serão realizadas ações nacionais, quando as lideranças das CUFAs favelas irão retirar as doações e levá-las para as famílias cadastradas no projeto.
“As pessoas sabem que estamos atravessando um momento difícil e têm se mostrado muito solidárias, mas também percebemos que essa percepção do povo aliada ao apoio dos representantes de uma paixão nacional, que é o futebol, engaja muita gente a doar, e dessa forma esperamos conseguir apoiar ainda mais as Mães da Favela que precisam. É um momento de união, não existe rivalidade entre clubes”, afirma Celso Athayde, fundador da CUFA.
Além dos clubes, o projeto também conta com doadores master, doadores de prata e apoiadores. Assinam como parceiros master as empresas, Assaí Atacadista, Volvo Car, Carrefour Brasil, VR Benefícios, Gol Linhas Aéreas e Cab Motores que apoiam a campanha nacionalmente. Já as patrocinadoras e apoiadoras, realizam doações locais, dentro de seus próprios estados. A ação tem a parceria da Agência África.
A CUFA está presente há mais de 20 anos nas favelas brasileiras, promovendo atividades nas áreas de educação, lazer, esportes, cultura e cidadania.