Após análises do tráfego no perímetro da Rodovia Duca Serra onde ocorrem as obras do Viaduto da Integração, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) mudou a logística de rodízio que era mantida na pista. A conversão à esquerda fica proibida no perímetro próximo as obras do viaduto.
Assim, os condutores que vêm no sentido Santana/Macapá e que precisam entrar na via que dá acesso à faculdade, agora vão seguir pela Rodovia Duca Serra e fazer a conversão na Praça Duque de Caxias, no bairro Alvorada, em frente ao exército, na rua Luís Albuquerque Queiroz; pegar a Avenida Cora de Carvalho; e retornar para a Duca Serra.
O diretor do Detran, Inácio Maciel, explicou que a conversão proibida é um dos fatores que permite mais fluidez ao trânsito da região e manutenção do fluxo nos dois sentidos, sem a necessidade de rodízio. Outra medida que possibilitou a mudança foi alargamento da pista no sentido Macapá/Santana e a mudança no tempo de espera no semáforo de 120 para 180 segundos – assim, os pedestres e motoristas terão mais tempo para concluir o trajeto na rodovia.
“Conseguimos eliminar o sistema de rodízio alargando a via no sentido Santana/Macapá, mantendo o fluxo em dois sentidos. Temos o controle do tráfego com as pistas bem sinalizadas e com redução de velocidade para 40 quilômetros, no trecho onde ocorrem os serviços. Em breve as obras do novo viaduto serão concluídas, trazendo mais segurança e fluidez a rodovia mais movimentada do estado”, reforçou o diretor.
Viaduto da Integração
Para melhor andamento da obra e fluxo no trânsito, foi construído um tapume para o desvio do tráfego, para construção do Viaduto da Integração – que vai interligar as rodovias Duca Serra e Norte-Sul.
A estrutura elevada terá, ao fim da obra, quatro pistas de rolamento e outras vias de acesso a região metropolitana, com capacidade de comportar diariamente mais de 100 mil veículos.
Obra na Rodovia Norte-Sul
A obra de construção da Rodovia Norte-Sul está em andamento com as etapas de limpeza, alargamento da via, drenagem, construção de galerias e agora iniciando a estrutura da base do viaduto.
O projeto prevê a urbanização de sete quilômetros de extensão, com iluminação, ciclovia, passeio público e pista de cooper. Além do viaduto de ligação com a Duca Serra, um outro elevado será erguido no eixo de ligação da Norte-Sul. A obra está orçada em R$93,3 milhões, dos quais R$22 milhões foram articulados pelo senador Davi Alcolumbre junto à bancada federal do Amapá.