Ícone do site Café com Notícia

Um ano depois do apagão, estudante de direito se dedica a estudo profundo do acontecimento

No dia que se completou um ano do início apagão de quase um mês vivido no Amapá – dia 3 de Novembro – o Café com Notícia recebeu  Heloísa Cristina, pesquisadora e estudante de Direito, que teve o apagão como tema do seu trabalho de conclusão de curso. “Antes do apagão, eu pensava em escrever sobre a defensoria pública, depois da experiência de viver isso e integrar a equipe clínica de direitos humanos da UNIFAP, decidi focar sobre esse assunto”, revelou a acadêmica.

Em seu trabalho, Heloísa fala também sobre a importância da mídia durante o acontecimento e em situações de crise humanitária em geral. “É através da comunicação que as pessoas conseguem ter acesso a essas informações e também a seus direitos”, explicou a estudante que usou material jornalístico como base para sua análise ao longo de toda a pesquisa.

Quem é um exemplo vivo dessa questão, é o microempresário Edmário Rocha, também convidado para o Café de ontem e que durante o apagão pôde mostrar ao Brasil a situação do Amapá, ao ter viralizado durante um depoimento emocionado à repórter Luiza Nobre. O comerciante, morador do bairro Infraero, revelou ainda sofrer com a questão energética: “A cada dois dias falta energia aqui, nem que seja 50 minutos. É um absurdo que depois de tudo, a gente passe por isso de novo. A partir de Janeiro, a outra empresa vai assumir e vamos continuar sofrendo as consequências, sem nem conseguir pagar a energia”.

Segundo Heloísa, trabalhos como o seu são fundamentais para compreender as causas e consequências de situações como essa, onde direitos humanos são violados. “Minha pesquisa é só o pontapé inicial, e acho que é fundamental a produção de outros trabalhos como o meu no futuro”, explicou a acadêmica que teve seu TCC aceito e que projeta atuar na Defensoria Pública no futuro.

Sair da versão mobile