Sindicato dos Policiais Civis do Amapá lança campanha ‘Você não está só’
Projeto em alusão ao Setembro Amarelo busca a conscientização e a preservação da saúde mental de policiais civis do estado.
No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro, o Sindicato dos Policiais Civis do Amapá (SINPOL-AP) lançou o projeto ‘Você não está só’ para conscientizar sindicalizados e colaboradores sobre a importância de buscar qualidade de vida e bem-estar. A campanha, que irá acontecer durante 4 meses, é alusiva ao Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul, e conta com ações voltadas ao atendimento psicossocial.
Para o presidente do SINPOL, Alexandre Verçosa, falar sobre saúde mental na segurança pública traz um certo receio. “Não se sabe como será a receptividade. O policial, seja civil ou militar, tem medo de ser julgado pelos colegas por pedir ajuda”, explica o presidente.
A programação do projeto inclui palestras, oficinas, visitas nas delegacias, distribuição de material educativo, rodas de conversa, orientações médicas e outros atendimentos.
“Lidar com situações de conflito diariamente acaba refletindo em futuras crises de ansiedade, desenvolvimento de depressão, e nos casos mais sérios, o suicídio de policiais“, explica Alexandre Verçosa.
O lançamento da campanha aconteceu na última sexta-feira (10), na sede do Sindicato dos Policiais Civis do Amapá. As programações do projeto seguem até dezembro, culminando com o aniversário de 31 anos do sindicato.