Ícone do site Café com Notícia

Semana do Meio Ambiente: Embrapa Amapá promove live sobre potencial de produtos florestais não-madeireiros e bioeconomia da Amazônia

Óleo de copaíba/ Foto: Rafael Rocha

A Embrapa Amapá promove live “A exploração de produtos florestais não-madeireiros e a manutenção da floresta em pé”, nesta terça-feira, 1° de junho. O evento acontece em comemoração a Semana do Meio Ambiente. A unidade do Amapá é a única da região Norte a apresentar a live.

O potencial da andiroba, copaíba, pracaxi e cipó-titica, produtos florestais não-madeireiros (PFNMs), são típicos da floresta amazônica e agregam valor de conservação da biodiversidade e da renda para populações tradicionais da região. 

A pesquisadora Ana Cláudia Lira Guedes, que trabalha com esses produtos, destaca a importância de cada item. “Quando abordamos o tema floresta, não tratamos apenas da extração da madeira. A floresta, além disso, também oferece outros produtos (não madeireiros) e serviços ambientais. No caso desses itens, temos a andiroba, o pracaxi, a copaíba e o cipó-titica. Esses produtos são encontrados no nosso dia a dia em: cosméticos, fármacos, móveis artesanais e luxuosos, cestos e vassouras”, afirma.

É necessário cuidar da floresta para também conservar esses produtos não-madeireiros. Assim, teremos como extrair sempre esses produtos e mantê-la em pé.

– Ana Lira Guedes

Pesquisadora Ana Claudia – Foto: Dulcivania Freitas

A live acontece no canal do Youtube da empresa, das 15h às 16h20, nesta terça-feira e faz parte da Embrapa & Escola, destinada a estudantes do ensino médio e professores.

Embrapa & Escola: a série de eventos online será realizada nos dias 1, 2, 4 e 7 de junho, durante a Semana Nacional do Meio Ambiente, com foco na sustentabilidade da agricultura brasileira. Diversos temas fazem parte da programação, como desperdício de alimentos, solos, controle biológico, florestas, água, uso de proteínas alternativas na alimentação, insetos, aquaponia em escala residencial, Agenda 2030 (ODS), produção de leite, entre outros.

Sair da versão mobile