A mostra principal é composta por artistas locais e nacionais que foram convidados pelo curador do festival Jhou Santos. Representando a cena amapaense, Lorrana Maciel com o solo teatral “a noite dos cavalos”, Cia “O Ninho” com Dom Beto apresentando o número de trapézio Esperança e Catherine Abacathe com o número de tecido acrobático “A História de um amor”.
Representando a cena da Amazônia, o espetáculo de palhaçaria “O Sarau do Feupuudo” de Marcos Efraim (Manaus/AM) e representando a cena nacional de teatro, Guido Campos de Goiânia (GO), com o espetáculo solo “BOI” o segundo da sua trilogia “Sertão”.
Excetuando as apresentações dos artistas convidados para a mostra principal, o evento conta com uma mostra competitiva de números circenses, voltada para a participação de artistas locais e atividades formativas como oficinas, mesas redondas e rodas de conversa.
No fim de outubro e início de novembro a Cortejo Produções realizou dois projetos que funcionaram como contrapartida social do Festival para a Comunidade. No segmento circense aconteceu o projeto “Encanto Amapaense de Circo” e para o segmento teatral, a “Mostra Cultural Amapá em Cena”. Essas ações oportunizaram comunidades rurais de Macapá, como Cantanzal do Pacuí e munícipios do estado como Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio, o acesso a atividades culturais como oficinas e apresentações artísticas. A iniciativa alcançou cerca de mil espectadores entre crianças, jovens e adultos. Os dois projetos promoveram acesso gratuito à arte em locais onde, normalmente, esse acesso é quase nulo.
“Esse festival promove um grande intercâmbio entre artistas locais e convidados. Contribui com a formação de plateia e a descentralização das atividades culturais. Nesse “pós” pandemia nossa missão é levar a arte onde o povo está, promover sorrisos e brilho nos olhos de crianças e adultos e gerar reflexões nas pessoas sobre garantir o seu direito à cultura.”
Jhou Santos, coordenador do II Festival In Solos Tucujus, menciona a contribuição do projeto para a cena de teatro e circo no estado.
Confira a Programação:
Não perca! Acompanhe dia e local abaixo:
De 21 a 26 de novembro
Horário: 19h
Locais: Monumento Marco Zero do Equador | Teatro Caixote Cultural | Teatro Marco Zero
Ficha Técnica :
Direção artística e coordenação geral: Jhou Santos
Direção de produção: Kassia Modesto
Assistentes de produção: Carla Serejo, Débora Bararuá, Ingrid Ranieri e Mauricio Maciel.
Artista Homenageado: Dinho Araújo
Artistas convidados: Lorrana Maciel, Dom Beto, Catherine Abacathe, Marcos Efraim e Guido Campos.
Espaços Culturais: Monumento Marco Zero do Equador, Teatro Caixote Cultural e Teatro Marco Zero
Parceiros: Companhia Tucuju, Acessa Cult Produções, Coletivo Captta, Cia Cangapé, Colegiado do curso de teatro da UNIFAP, artista Jmarcio.
Realização: Cortejo Produções Artísticas.
Conteúdo fornecido por Ascom.