Secretaria de Saúde alerta usuários a atualizarem informações de contato do cartão do SUS
Através desses dados as equipes entram em contato confirmando data e horário e/ou avisar os usuários sobre agendamentos e alterações nas consultas e exames marcados.
Em Macapá, aproximadamente 30% dos pacientes do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal) não comparecem as consultas agendadas pela Central de Ambulatório Especializado (CAE). O número cresce quando se trata da marcação de exames, em que 50% dos usuários não se apresentam aos locais indicados.
Segundo a Coordenadoria de Regulação Controle e Avaliação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o principal motivo para o problema é a falta de dados cadastrais atualizados do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) para que as equipes possam entrar em contato caso aconteçam alterações com relação à data e hora, ou andamento na fila virtual de espera.
As pessoas que possuem o cartão do SUS e que ainda não fizeram a atualização cadastral devem realizar o procedimento, pois é através desses dados que as equipes entram em contato para avisar os usuários sobre agendamentos e alterações nas consultas e exames marcados.
Para atualizar os dados, basta o usuário procurar qualquer unidade da Rede Super Fácil, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, e levar originais e cópias de documentos de identidade com foto, CPF e comprovante de residência.
Marcação de Consultas
Desde 2018 o Governo do Amapá descentralizou e informatizou o sistema de marcação de consultas e exames para que usuários de municípios do interior não precisem vir até a capital para marcar os procedimentos.
Para marcar a consulta é necessário que o usuário se dirija até um dos endereços disponibilizados pelas secretarias municipais de saúde, com encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) e esteja com os dados do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) atualizados, principalmente o número de telefone, pois, se houver alterações na consulta com relação à data e hora, ou andamento na fila virtual de espera, o usuário será comunicado pela Central de Ambulatório de Especializado (CAE) via telefone.