Na manhã desta segunda-feira, (14), a Prefeitura de Macapá anunciou o plano municipal de vacinação e as tratativas para a aquisição dos imunizantes contra a Covid-19. Através de uma coletiva de imprensa transmitida ao vivo pelas redes sociais do município, o prefeito de Macapá, Clécio Luis, afirmou que a capital tem condições de iniciar a vacinação dos grupos prioritários assim que adquirir as doses necessárias.
“A vacina chegando aqui em um dia, temos condição de fazer a vacinação no dia seguinte. Já temos as equipes, o mapeamento e toda a estrutura de postos avançados para a aplicação da vacina (…) Não vamos correr o risco de começar a vacinação na primeira e segunda fase, e esperar chegar mais unidades para dar a segunda dose. Assim que aplicarmos a primeira dose no cidadão, significa que já tem uma segunda dose guardada para aquela pessoa”, diz Clécio.
De acordo com o gestor, a 1ª fase da vacinação deve ser realizada em 4 dias, contemplando 73 mil pessoas, sendo elas: trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, pessoas acima dos 60 anos e a população indígena e quilombola. Na 2ª fase devem ser imunizados os trabalhadores da educação, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional. A 3ª etapa deverá vacinar outros trabalhadores da linha de frente, pessoas de 40 a 59 anos e o restante da população.
Gizela Cezimbra, Secretária Municipal de Saúde, diz que todo o material necessário já foi adquirido para que não haja imprevistos. “Muito antes de estarmos com a vacina definida, já se pensava na estrutura e no quantitativo de insumos. A partir do momento em que as vacinas forem aprovadas pela Anvisa, a corrida será incansável por seringa, agulha e materiais essenciais. Pensando nisso, a secretaria organizou tudo para que esses itens não faltassem”, explica.
Para que uma pessoa seja considerada imune é necessário que tenha recebido as duas doses da vacina contra a Covid-19, a segunda dose é aplicada após 21 dias da primeira. A vacina é recomendada para pessoas acima de 18 anos. Gestantes e pessoas sintomáticas não devem ser vacinadas.
Confira os pontos de vacinação:
Zona Norte
- Rodovia do Curiaú
- Praça Raimunda Capiberibe
Zona Sul
- Sambódromo
Zona Leste
- Praça Beira Rio
- Praça Floriano Peixoto
- Praça Nossa Senhora da Conceição
Zona Oeste
- Praça Duque de Caxias
- Praça do Cabralzinho
- Marabaixo 1 e 2
Centro
- Praça do Barão
A Coordenadora Municipal de Vacinação, Jorsette Cantuária, ressaltou que a imunização não será obrigatória. “O município hoje já tem estrutura suficiente para o armazenamento dessa vacina. Pegamos toda a experiência da vacinação da influenza no início do ano, para não termos problema. Nossa prioridade é garantir a vacinação desses grupos. Todas as pessoas serão vacinadas desde que queiram ser vacinadas, sendo prioritários ou não”.