Ícone do site Café com Notícia

Saiba por que a saúde bucal deve fazer parte do pré-natal da gestante

Considerado um momento extraordinário na vida da mulher, a gravidez gera transformações físicas, emocionais e hormonais na gestante. É nessa fase que o acompanhamento médico da mãe e do bebê é primordial para garantir uma gravidez saudável. Conhecido como pré-natal, esse período é marcado por uma série de exames preventivos que antecipam possíveis complicações e, entre todos os cuidados, como ultrassonografias e vacinação, mas a saúde bucal também deve estar no processo.

De acordo com a dentista e coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, Manuella Lamarão, a cartilha de Saúde Bucal da Gestante, do Ministério da Saúde, informa que os cuidados com a futura mãe e do recém-nascido, denominado como pré-natal odontológico, previne o surgimento de doenças bucais e é fundamental no desenvolvimento do paladar saudável do bebê.

 “A ausência de cuidados com a saúde bucal da paciente pode provocar um parto prematuro ou o nascimento do bebê com baixo peso. “Algumas doenças bucais podem aumentar o risco de complicações na gravidez, por isso a importância do pré-natal odontológico e os cuidados com uma dieta balanceada e zero açúcar nessa fase gestacional”, explica Manuella Lamarão.

A avaliação odontológica deve ocorrer conforme solicitação do médico responsável pelo acompanhamento do pré-natal. A docente da Anhanguera explica que, na consulta, a mulher deve apresentar a caderneta da gestante atualizada. Nesse documento, constam todas as informações sobre a condição de saúde da paciente, principalmente, o campo sobre saúde bucal, que deve ser preenchido pelo dentista com os possíveis tratamentos odontológicos.

A seguir, Manuella Lamarão elenca as principais alterações causadas na cavidade bucal, durante a gravidez, e que merecem atenção da futura mamãe: 

Sair da versão mobile