[Resenha] – Jazz na Calçada
Que maravilha esse projeto do querido Fineias Nelluty, Jazz na Calçada: ontem foi simplesmente incrível, com tanta gente talentosa, nossos artistas voltando a interagir com o público; havia uma alegria enorme no ar. A Diva Patrícia Bastos completou o espetáculo, mas a noite foi repleta de muitos talentos: Silmara Lobato, Amadeu Cavalcante, Ariel, Brenda Melo, Val Milhomem…nossa! Eram vários artistas, cantores, poetas, de gerações diferentes, interagindo num palco totalmente inusitado, a calçada do Fineias.
Nesse clima de pandemia um pouco mais ameno fica evidente o desejo das pessoas de saírem de suas casas para celebrar a vida, a sobrevivência e desejar um futuro melhor. A troca de abraços, proibida até um dia desses, ontem estava liberada. Estamos recuperando nossa esperança em dias melhores, e nada melhor do que um encontro musical para aquecer os nossos corações ( ainda sofridos com tantas perdas ).
O tacacá na rua, a cervejinha gelada, a rua inteira movimentada. Parece que os amigos de tantas caminhadas marcaram encontro ali. Valeu a pena vencer o cansaço e sair um pouco pra relaxar.
O público encantando recebeu dos nossos artistas lindas apresentações, clássicos da nossa música, mistura de sons, tambores e percussão, que banda hein Fineias! Essa iniciativa é a prova viva do quanto nossa cidade é cheia de possibilidades, o que precisa mesmo é a gente se apropriar dela, com intervenções como essa, que reúnem pessoas de todas as idades num único desejo: manifestar nosso amor pela cultura que temos aqui no Amapá, mostrar nosso orgulho tucuju, sim, porque é impossível não marejar o olhar quando o nosso hino entra no repertório. Claro, não pode faltar.
Que mais projetos assim possam surgir; vida longa ao Jazz na Calçada e, mais uma vez, parabéns ao Fineias, um grande artista e empreendedor cultural. Esse cara faz a diferença.
Coletivo Juremas
Se apresentaram também as poetas do coletivo Juremas, que congrega mulheres fazedoras de cultura e antenadas com o futuro e temáticas especiais para o diálogo a partir do feminino e da poesia. O recital “a arte me leva além” contou com a participação das artistas Carla Nobre, Mary Paes, Cláudia Almeida, Hayam Chandra Fernanda Canora, além dos músicos Yanna MC e Jimmy Feiches.
Iniciado em 2017, essa foi a 4ª temporada do Projeto Jazz na Calçada (interrompido em 2020 por conta da pandemia do Covid-19), que encerrou ontem. O evento rolou por seis sábados desde o dia 11 de setembro, sempre com muitos cantores e músicos convidados, Coletivo Jazz Amapá e seu idealizador Fineias Nelluty. Sempre uma Jam Session na Calçada da residência de Fineias, com muito improviso e música de primeira.
As edições do Jazz na Calçada antecipam o Amapá Jazz Festival, que será realizado dias 29 e 30 de outubro e a programação está em fase de fechamento de atrações e é o maior evento de música instrumental do Amapá. Inclusive está no calendário nacional e internacional de eventos do estilo. O festival se consagrou pelo modelo popular, ao ar livre, na beira do rio Amazonas e por oferecer para o público um cardápio inquestionável de músicos, convidados brasileiros e estrangeiros de prestígio, que formam com o cenário um palco de cultura e natureza.