Nesta quinta-feira (29), o senador Randolfe Rodrigues (REDE) protocolizou ofícios ao Ministério da Saúde, ao Governo do Estado do Amapá e Prefeitura de Macapá pedindo direcionamento prioritário das vacinas da Pfizer/BioNTech que chegarão ao estado e capital para grávidas e puérperas.
O parlamentar recebeu no último dia 26 a confirmação pelo MS de que, até o sábado (1), o Amapá receberá seu primeiro quantitativo de doses do imunizante da Pfizer.
De acordo com estudo publicado em uma das revistas científicas mais conceituadas do mundo, a New England Journal of Medicine, as vacinas da Pfizer e da Moderna não apresentam risco a mulheres grávidas.
“Ontem, o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, me informou que, com a chegada hoje no Brasil do primeiro lote de vacinas da Pfizer, ficará a critério das secretarias municipais de saúde a vacinação de mulheres gestantes”, explicou o senador Randolfe.
O parlamentar disse também que tem defendido que é preciso vacinar urgentemente o segmento.
“Através de nossa ação no STF, conquistamos a prioridade do grupo de grávidas e puérperas no Plano Nacional de Imunização”, complementou.