Ícone do site Café com Notícia

Qual perfil de candidato merece seu voto? Politize-se!

Por William Oliveira*

Em pleno início de 2020 logo mais o período eleitoral com tantos nomes para a reeleição, e outros tentando conquistar seu lugar ao sol com uma cadeira na Câmara Municipal, confesso que fica uma certa confusão, e fica difícil em quem votar. Com isso, vem a carga dos atuais vereadores que estão no poder, tal carga essa que vem com anulação de eleição para a mesa diretora na justiça, holofotes em todos os canais de notícias nacionais com aquela briga ridícula entre eles, vereador fazendo manobra para não perder o mandato por conta do número de faltas, MP investigando uso de verba indenizatória irregular cumprindo 14 mandados nos gabinetes, entre outros. Eu fico me perguntando, como ser um bom vereador na CMM?

Existem aqueles clichês, que sempre um bom político tem que ser honesto, ético e transparente, mas essas características devem ser depositadas a qualquer cidadão, e não posteriormente um bom cidadão pode ser tomado como um exemplo de um bom político.

No Amapá o bom candidato/político é aquele que que senta no boteco para beber com sua base, ou seus eleitores, ou aquele boa pinta, simpático que aparece ano eleitoral com uma cesta básica, ou telhas para uma família que sofre de fome e frio. Um bom candidato não é aquele se aproveita da situação de miséria, da necessidade, da falta de instrução desse pai de cidadãos e ao se deparar com esse tipo de situação tenta dar o golpe comprando o voto desses pobres cidadãos. Precisamos acabar com essa cultura.

Nós, eleitores, pagadores de impostos, base da economia estadual, precisamos entender nosso papel na sociedade. Temos que acima de tudo interagir com nossos representantes na CMM, buscar informações, sempre pesquisar gastos no portal da transparência, sempre cobrar soluções para os problemas sociais. O papel do vereador acima de tudo é de fiscalizar, acompanhar, ser um representante da comunidade, um verdadeiro advogado de causas humanitárias locais. Sempre tem que estar disposto a receber permanentemente demandas vindas da sociedade, centros comunitários, ONGs, de mim, de você! A principal característica que faz um cidadão um bom político é sua capacidade de colocar o interesse público acima dos seus interesses próprios.

Todo bom candidato deve ter um intenso e verdadeiro amor por aquilo que ele está disposto a fazer durante 4 anos, acredito, que esta é a principal característica de um futuro vereador de Macapá, e isso faz a diferença, acredite. Precisa ser um conhecimento intelectual daquilo que prega, não mudar seus ideais conforme “a onda for”, saber das necessidades do seu povo. Um bom vereador não é aquele que propõe inúmeros projetos mirabolantes, mas aquele que sabe focar no problema da maioria, no bem comum, a mesma maioria que o elegeu.

Ao votar devemos buscar pessoas que focam na sociedade comum, nas áreas de ponte da nossa capital, candidatos com projetos reais, soluções reais de mudanças, vereadores dispostos a mudar essa carga tributária bizarra que atualmente sobrecarrega nossos pequenos e médios empresários, valorizar o empreendedorismo jovem, fiscalizar as empresas de ônibus e abrir mercado no transporte público, fechar parcerias públicas/privadas com empresas de tecnologias e apoiar nossas startups, garantir recursos mínimos para projetos sociais independentes. O papel do líder é servir constantemente ao povo!

*Gestor Comercial, Estudante de Ciência Política, ativista político, ativista social, coordenador estadual MBL-AP.

Instagram: @oliveirawillmbl

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile