Ícone do site Café com Notícia

Projeto Jovem Bilíngue abre vagas para novos alunos, saiba como participar

O Jovem Bilíngue, projeto de extensão de idiomas da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), abre processo seletivo para preenchimento de vagas e cadastro reserva para novas turmas e turmas sequenciais. Serão 820 vagas dividas entre inglês e francês.

Na noite da terça-feira, (3), em entrevista ao programa de rádio ‘Café com Notícia’, na Diário FM, a Vice-coordenadora do projeto, Inajara Viana, falou sobre a abertura de novas vagas nos cursos.

 “Os monitores do curso são alunos da própria UNIFAP, de Letras, Relações Internacionais e outros. Nós aproveitamos esses alunos, esse conhecimento, e com a orientação dos professores, eles ministram as aulas. Estamos com a pretensão de alcançar outros municípios, que não possuem o campus da UNIFAP, pois eles também precisam”, explica Inajara.

O projeto, que iniciou as aulas em outubro de 2020 em formato remoto, formou 178 alunos nas línguas inglesa e francesa, apesar do apagão e os imprevistos relacionados à pandemia.

Os cursos ministrados serão divididos em turmas de Inglês e Francês – Foto: Joelson Palheta/DA

Inajara diz ainda que algumas pessoas abandonam o curso, e isso prejudica quem ficou de fora por falta de vagas. “Muitos jovens que queriam fazer o curso ficaram de fora, porque as vagas esgotaram, e infelizmente algumas pessoas se inscreveram e abandonaram o curso. Para a gente é muito triste perder um aluno. Está em nosso edital que a pessoa deve se inscrever se realmente quiser e for ter compromisso”, conclui.

O processo seletivo para monitores está em execução e alunos aptos da própria Universidade ministram as aulas orientados por professores da Unifap.

“Logo que o projeto surgiu eu tive interesse em participar, não só porque fazia parte da Unifap, mas principalmente porque ia atender várias pessoas da comunidade e pessoas que não teriam condições de pagar um curso de inglês, e que provavelmente não tinham conhecimento prévio da língua, mas mesmo assim conseguiram finalizar os três primeiros meses falando inglês”, é o que diz Mauro Renato, monitor de inglês básico da primeira turma do curso.

Foto: Acervo Pessoal/Mauro Renato

É muito gratificante poder ver as pessoas realizando os seus sonhos (…) o meu trabalho vai muito além da pesquisa, ele realmente muda a vida das pessoas. A educação precisa ser acessível!

– Mauro Renato

Os monitores também passaram por uma nova experiência, por conta do ensino EAD. Renato conta que em 2021 vai ministrar aulas à uma turma de inglês sequencial e que o rendimento do ano anterior foi muito bom, apesar das dificuldades.

Foto: Reprodução

Além disso, Mauro frisa que a realização do projeto só é possível através do trabalho conjunto da equipe envolvida.

O Jovem Bilíngue que funciona em Macapá, Santana e Mazagão, no formato remoto, já atendeu alunos de Laranjal do Jari. O projeto irá expandir para outros municípios do estado como Pedra Branca, Porto Grande, Pracuúba, Amapá, Serra do Navio, Oiapoque.

 

Como se inscrever

As inscrições serão online, gratuitas e realizadas por formulário eletrônico nos dias 8, 9 e 10 de março, atendendo ao seguinte cronograma disponibilizado no edital. O Formulário eletrônico estará disponível somente nos dias programados e o acesso ao link será na página do processo seletivo. Leia o edital completo aqui.

 

Acompanhe a entrevista completa:

Sair da versão mobile