Projeto Jovem Bilíngue abre vagas para novos alunos, saiba como participar
O curso é aberto para a comunidade e pode ser feito por pessoas de todas as idades, veja mais.
O Jovem Bilíngue, projeto de extensão de idiomas da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), abre processo seletivo para preenchimento de vagas e cadastro reserva para novas turmas e turmas sequenciais. Serão 820 vagas dividas entre inglês e francês.
Na noite da terça-feira, (3), em entrevista ao programa de rádio ‘Café com Notícia’, na Diário FM, a Vice-coordenadora do projeto, Inajara Viana, falou sobre a abertura de novas vagas nos cursos.
“Os monitores do curso são alunos da própria UNIFAP, de Letras, Relações Internacionais e outros. Nós aproveitamos esses alunos, esse conhecimento, e com a orientação dos professores, eles ministram as aulas. Estamos com a pretensão de alcançar outros municípios, que não possuem o campus da UNIFAP, pois eles também precisam”, explica Inajara.
O projeto, que iniciou as aulas em outubro de 2020 em formato remoto, formou 178 alunos nas línguas inglesa e francesa, apesar do apagão e os imprevistos relacionados à pandemia.
Inajara diz ainda que algumas pessoas abandonam o curso, e isso prejudica quem ficou de fora por falta de vagas. “Muitos jovens que queriam fazer o curso ficaram de fora, porque as vagas esgotaram, e infelizmente algumas pessoas se inscreveram e abandonaram o curso. Para a gente é muito triste perder um aluno. Está em nosso edital que a pessoa deve se inscrever se realmente quiser e for ter compromisso”, conclui.
O processo seletivo para monitores está em execução e alunos aptos da própria Universidade ministram as aulas orientados por professores da Unifap.
“Logo que o projeto surgiu eu tive interesse em participar, não só porque fazia parte da Unifap, mas principalmente porque ia atender várias pessoas da comunidade e pessoas que não teriam condições de pagar um curso de inglês, e que provavelmente não tinham conhecimento prévio da língua, mas mesmo assim conseguiram finalizar os três primeiros meses falando inglês”, é o que diz Mauro Renato, monitor de inglês básico da primeira turma do curso.
Os monitores também passaram por uma nova experiência, por conta do ensino EAD. Renato conta que em 2021 vai ministrar aulas à uma turma de inglês sequencial e que o rendimento do ano anterior foi muito bom, apesar das dificuldades.
Além disso, Mauro frisa que a realização do projeto só é possível através do trabalho conjunto da equipe envolvida.
O Jovem Bilíngue que funciona em Macapá, Santana e Mazagão, no formato remoto, já atendeu alunos de Laranjal do Jari. O projeto irá expandir para outros municípios do estado como Pedra Branca, Porto Grande, Pracuúba, Amapá, Serra do Navio, Oiapoque.
Como se inscrever
As inscrições serão online, gratuitas e realizadas por formulário eletrônico nos dias 8, 9 e 10 de março, atendendo ao seguinte cronograma disponibilizado no edital. O Formulário eletrônico estará disponível somente nos dias programados e o acesso ao link será na página do processo seletivo. Leia o edital completo aqui.