O Café com Notícia na última quinta-feira (11) recebeu Deurizete Cardoso, agricultora da comunidade Rio Bacaba do município de Itaubal, e Waldileia Rendeiro, representante do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB). As convidadas falaram um pouco sobre o projeto “Cozinha Coletiva Beira Amazonas” que engloba 38 mulheres de diferentes comunidades do município de Itaubal.
“A agricultura familiar estava esquecida. Mas agora com a Cozinha vai existir uma forma de gerar renda para várias comunidades, e para mulheres que dependiam de programas como o bolsa família”, diz Deurizete, que é a coordenadora-geral da iniciativa.
O grupo busca acessar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), responsável pela distribuição de alimentos na rede pública de ensino. “Através do PNAE, o projeto conseguirá cumprir com um dos seus principais objetivos, que é trazer segurança alimentar para as comunidades da região, já que se utiliza de produtos orgânicos sem uso de agrotóxico”, explicou Waldileia, analista socioambiental do IEB que afirmou estar trabalhando com as mulheres do projeto há 7 anos.
A representante do instituto ainda acrescentou que o empreendimento social participante do programa “Mulheres Meninas: Direitos para Sustentabilidade” idealizado pelo IEB, também tem como objetivo diminuir a distância entre consumidor e produtor.
“É importante que as pessoas que consomem o alimento saibam de onde ele vem e como ele está sendo produzido”, afirmou. Mas como revela Deurizete, membro do projeto, a iniciativa ainda sofre com a questão logística: “É muito difícil para nós produzirmos os nossos produtos, e termos que distribuir em Macapá, o ideal seria escoar na própria comunidade mesmo”.
Engajadas também em utilizar ao máximo alimentos regionais e de maneira criativa, o Cozinha Coletiva já desenvolveu diversos alimentos como “linguiça de peixe”, “pudim de açaí”, “hambúrguer de peixe” e “bolo de açaí”. Inclusive, todos esses pratos foram ofertados na inauguração do projeto, realizada no dia 11 no Macacoari, mas quem perdeu a degustação poderá conferir no dia 10 de Dezembro, na inauguração da Agroindústria da Amazonbai, em Santana.