Secretário Nixo Kenedy faz balanço da “Operação Legalidade II”
Em entrevista ao Café, por telefone, secretário Niixon Kenedy faz balanço as ações de segurança pública.
Texto: Asscom/Sejusp
O secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Nixon Kenedy Monteiro, apresentou na segunda-feira, 14, o resultado da Operação “Legalidade II”, deflagrada durante o último sábado,12, e domingo, 13, na área do 2º Batalhão, Zona Norte de Macapá. O objetivo é realizar policiamento ostensivo, preventivo e repressivo visando garantir maior segurança à população, contando com 382 servidores de vários órgãos da segurança.
Antes do início das atividades foram efetivadas ações de inteligência policial e de defesa civil, visando levantar os pontos críticos e repassando às equipes: Ponte do Bueirinho, Ponte do Jarbas, Ponte do Cai N´agua, entre outros.
O Corpo de Bombeiros fez uma vistoria prévia em estabelecimentos comerciais, com o objetivo de emitir um relatório técnico sobre as condições de perigo contra incêndio e pânico e possíveis riscos de acidentes após vistoria “in loco”. Foram averiguados 31 estabelecimentos; desses, 22 estavam irregulares e nove regulares.
Resultado da Operação
As equipes do Detran, com o apoio de outras forças de Segurança Pública, abordaram 515 veículos, gerando 41 notificações por infrações diversas de trânsito como a falta de habilitação, documentação de veículo em atraso, entre outros casos. Ao todo, sete documentos foram recolhidos, sete pessoas presas por embriaguez ao volante e direção perigosa e 21 veículos foram removidos.
As equipes da Fiscalização Ambiental da Prefeitura de Macapá, juntamente com o Departamento de Diversões Públicas da Polícia Civil, Conselho Tutelar e Juizado da Infância e Juventude, realizaram 33 fiscalizações a estabelecimentos comerciais como bares, boates e similares; desses, 18 bares foram notificados e dez fechados. Além de 14 menores apreendidos e 13 menores conduzidos ao Conselho Tutelar, inclusive duas grandes festas realizadas na Rodovia do Curiaú foram notificadas e encerradas.
No sábado, integrantes da Operação abordaram, no Curiaú, um veículo Polo Sedan cor prata que seguia nas vias com direção perigosa, a equipe perseguiu o veículo e encaminhou para o BPtran. No domingo, o Bope identificou um suspeito de prática de assalto no bairro São Lázaro, após as verificações foram tomadas as providências cabíveis no Ciosp do Pacoval.
Os órgãos da segurança abordaram 375 pessoas, sendo três presas em cumprimento ao mandado de prisão.
Participaram da Operação “Legalidade II” a Sejusp (Gabinete, GTA, Coordenadoria de Segurança Comunitária, Cram, Camuf, Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, servidores do Enafron, Ciodes, Aids, etc.), Polícia Militar (2º Batalhão, BPtran e Bope), Polícia Civil (Departamento de Diversões Públicas e Departamento de Polícia da capital), Guarda Municipal, Iapen, Detran, Corpo de Bombeiros, Conselhos Tutelares, Promotoria e Juizado da Infância e Juventude, Fiscalização Ambiental da Prefeitura de Macapá, entre outros.
Grande parte dos servidores que atuaram na Operação trabalham nas áreas administrativas dos seus respectivos órgãos. A medida adotada pela Sejusp reforça não só o trabalho ostensivo e as fiscalizações, como também aumenta o efetivo que está nas ruas.
Segundo o secretário Nixon Kenedy, a Operação diminuiu consideravelmente os números de ocorrências na Zona Norte da capital neste final de semana.
“A Operação foi extremamente positiva, tendo em vista o desafio de fazer a segurança para 120 mil moradores dos 25 bairros da Zona Norte; o resultado final são 240 ocorrências a menos do que o registrado no final de semana passada. Também não ocorrendo nenhum óbito de trânsito e nenhum homicídio na área de atuação”, finalizou.
Ouça a entrevista aqui