Ícone do site Café com Notícia

Presidente da Fecomércio apresenta pesquisa de intenção de compras para o Dia das Mães

ViterbinoEliezir Viterbino, presidente da Federação do Comércio, afirma que são boas as expectativas de compras para o Dia das Mães, considera a segunda data mais importante para o setor. “ 81% dos amapenses disseram que pretendem comemorar o dia das mães e 60% deve pagar a vista”, comentou em entrevista ao Café.

Ouça aqui: https://167.114.212.23/~cafe2021/wp-content/uploads/2014/05/06-05-14-Áudio-Eliezir-Viterbino.mp3?_=1

Saiba mais:

Nos dias 22, 23 e 24 de abril o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio do Amapá (IPDC) realizou a coleta de dados para a pesquisa sobre o Potencial de Compras para o Dia das Mães, que tem como objetivo fornecer informações sobre o provável comportamento do consumidor para esta data, com foco na intenção de compras e preferências.

“Conhecer o perfil do consumidor desta data é de fundamental importância, principalmente por ser considerada a segunda melhor data para o comércio varejista”, diz a gerente executiva do Instituto, Beatriz Cardoso.

De acordo com os dados levantados, 78% dos macapaenses pretendem comprar algum produto para presentear no dia das mães, 58% dos entrevistados pretendem comprar um presente e 32% desejam comprar dois presentes. “Esse resultado revela que não será apenas a homenageada que irá receber presente, pois nesta data é bastante comum presentear esposa, avó, sogra e outras mulheres do núcleo familiar”, destaca a gerente.

Quanto aos produtos, os mais procurados serão: perfume (33,6%), vestuário (30%), sapatos/carteira (20%), joias (12%), relógio (11%) e flores (11%). Para adquirir os presentes, 57,7% dos macapaenses pretendem desembolsar até R$ 200,00, já os que desejam gastar até R$ 350,00 somam 71,2%. As compras acima de R$ 400,00 representam 25% da amostra. O valor médio por presente será de R$ 181,00.

 Formas de pagamento

Dos entrevistados, 60,6% pretende realizar pagamento à vista, utilizando dinheiro ou cartão de débito. As compras parceladas no cartão de crédito representam 21,1% de intenção, e 17,8% deseja comprar no crediário/boletos/outros.

 Locais de compra e dia de maior fluxo no comércio

O centro comercial receberá a maior parcela de consumidores, apontado como local de preferência por 57,7% dos entrevistados, seguido pelas lojas de shopping center (33,4%); lojas de bairro (14,5%) e lojas de departamento (14%). O dia de maior movimento será o sábado que antecede o dia das mães, neste dia, 34,4% dos consumidores pretendem ir às compras.

Com informações da ASSCOM Fecomércio

Sair da versão mobile