Ouça aqui:
Saiba mais:
Nos dias 22, 23 e 24 de abril o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio do Amapá (IPDC) realizou a coleta de dados para a pesquisa sobre o Potencial de Compras para o Dia das Mães, que tem como objetivo fornecer informações sobre o provável comportamento do consumidor para esta data, com foco na intenção de compras e preferências.
“Conhecer o perfil do consumidor desta data é de fundamental importância, principalmente por ser considerada a segunda melhor data para o comércio varejista”, diz a gerente executiva do Instituto, Beatriz Cardoso.
De acordo com os dados levantados, 78% dos macapaenses pretendem comprar algum produto para presentear no dia das mães, 58% dos entrevistados pretendem comprar um presente e 32% desejam comprar dois presentes. “Esse resultado revela que não será apenas a homenageada que irá receber presente, pois nesta data é bastante comum presentear esposa, avó, sogra e outras mulheres do núcleo familiar”, destaca a gerente.
Quanto aos produtos, os mais procurados serão: perfume (33,6%), vestuário (30%), sapatos/carteira (20%), joias (12%), relógio (11%) e flores (11%). Para adquirir os presentes, 57,7% dos macapaenses pretendem desembolsar até R$ 200,00, já os que desejam gastar até R$ 350,00 somam 71,2%. As compras acima de R$ 400,00 representam 25% da amostra. O valor médio por presente será de R$ 181,00.
Formas de pagamento
Dos entrevistados, 60,6% pretende realizar pagamento à vista, utilizando dinheiro ou cartão de débito. As compras parceladas no cartão de crédito representam 21,1% de intenção, e 17,8% deseja comprar no crediário/boletos/outros.
Locais de compra e dia de maior fluxo no comércio
O centro comercial receberá a maior parcela de consumidores, apontado como local de preferência por 57,7% dos entrevistados, seguido pelas lojas de shopping center (33,4%); lojas de bairro (14,5%) e lojas de departamento (14%). O dia de maior movimento será o sábado que antecede o dia das mães, neste dia, 34,4% dos consumidores pretendem ir às compras.
Com informações da ASSCOM Fecomércio