A prefeitura de Macapá, retomará as obras do Hospital Metropolitano, iniciado há 13 anos, paralisado há mais de oito, e dilapidado pelo descaso. O projeto atualizado e necessários para a processo será encaminhado à Caixa Econômica Federal para aprovação e concordância do resgate das obras. A expectativa é que os serviços sejam retomados ainda este ano.
Esse é o terceiro projeto que a atual gestão consegue retomar, deixado pelas administrações antecessoras totalmente comprometido, a exemplo do Restaurante Popular e do Projeto Macapá, que serão entregues este ano à população.
As readequações foram necessárias devido ao longo período de paralisação e às mudanças na legislação e nos valores de materiais e equipamentos. Foram revistos e reestruturados os projetos de instalações elétricas e hospitalares; atualizadas e modernizadas as instalações da cozinha, da lavanderia, da esterilização, dos projetos do centro cirúrgico e da UTI; e refeitos o tratamento de esgoto e as instalações externas. Tudo teve que se enquadrar às normas técnicas vigentes.
A proposta atual é que o espaço funcione como Hospital Geral, com estrutura para atendimentos nas áreas de pediatria, cirurgia, clínica geral e obstetrícia, além de emergência de média complexidade. Com uma área de mais de 6 mil metros quadrados, o projeto conta ainda com laboratório de alta complexidade; 58 leitos de internação; centro cirúrgico; 14 leitos de UTI, sendo 8 para pacientes adultos e 6 para crianças; necrotério; setor administrativo; blocos de apoio técnico e logístico; amplo estacionamento; cozinha industrial, dentre outros espaços necessários ao funcionamento de um empreendimento desse porte. (Ascom PMM)