Prefeitura de Macapá recebe unidade de saúde fluvial para atender população ribeirinha
A população de quase 50 comunidades ribeirinhas que vivem no Bailique, no Amapá, será atendida pela nova Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBS) Dra. Célia Trasel, a ser inaugurada no próximo dia 18 de maio, sábado. A nova UBS tem capacidade de realizar consultas médicas, de enfermagem, e atendimentos de saúde bucal. Cerca de sete mil pessoas terão acesso à unidade fluvial de saúde municipal.
Os investimentos para a nova unidade vieram de recursos extra orçamentários do Ministério da Saúde, articulados pelo presidente Davi Alcolumbre (Democratas/AP), senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP)) e pelo deputado federal André Abdon (PP/AP), no valor de mais de R$ 1,8 milhão. Para o presidente Davi, a população ribeirinha precisa deste apoio. “O que esperamos é levar um pouco de cidadania e atendimento básico de saúde para essas localidades”, falou o presidente.
A população será assistida pela equipe de ‘Saúde da Família’. A embarcação, possui espaço também para consultórios, farmácia, laboratório e banheiros. A estimativa é de 40 atendimentos diários, mas as unidades têm capacidade de atender 100 consultas por dia. Para as comunidades distantes, essas unidades adotam circuito de deslocamento, por meio de embarcações, o que assegura às comunidades assistidas a execução das ações de Atenção Básica.
A UBSF funcionará 20 dias por mês em área delimitada para atuação, compreendendo o deslocamento fluvial até as comunidades e o atendimento direto à população ribeirinha. Nos outros dias, a embarcação pode ficar ancorada em solo, na sede do município, para que as equipes de saúde possam fazer atividades de planejamento e educação.
O primeiro itinerário de atendimento da embarcação é a comunidade de Vila Progresso, seguindo para Maranata, Arraiol do Bailique e Livramento, continuando com os atendimentos as comunidades de Boa Esperança e Itamatatuba.
A UBS foi adquirida por meio de programa do Ministério da Saúde, com repasse de R$ 1.879.450,00.
Histórico da homenageada Célia Trasel
A UBS fará uma reverência à médica pioneira no Estado do Amapá. Nascida no município do Amapá, exerceu a medicina por mais de 40 anos no estado. Encerrou sua carreira fazendo o que mais amava, atendendo a comunidade na UBS Pedrinhas em Macapá, pois jamais se esqueceu da sua origem humilde e via no exercício da medicina uma forma de ajudar aos mais necessitados.
Dependências da UBS Fluvial Dra. Célia Trasel
- Área de convivência
- Cozinha
- Suítes (seis)
- Área de espera
- Sala de vacinas
- Sala de acolhimento
- Consultório odontológico
- Farmácia
- Consultório médico
- Consultório de enfermagem
- Laboratório
- Sala de coleta
- Sala de procedimentos
- Expurgo
- Esterilização
- Banheiros (três)
- Deposito de lixo hospitalar
- Deposito de material de limpeza
- Estoque
Capacidade:
- 31 pessoas (25 servidores da saúde e 06 pessoas da tripulação)
- 7 mil litros de combustível
- 6 mil litros de água potável
- 2 mil litros para resíduos sanitários
Informações:
Assessoria de Imprensa Presidência
Senado Federal