Equipes de fiscalização da Prefeitura de Macapá fecharam 31 estabelecimentos na noite de sábado, (16), por descumprimento ao decreto municipal vigente que estabelece medidas restritivas, sanitárias e de prevenção à Covid-19. A fiscalização, promovida pela Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Guarda Civil Municipal, contou com o apoio da Polícia Militar do Estado.
“Notificamos alguns bares que não podem funcionar porque estão com as atividades suspensas. Outros estabelecimentos descumpriram o horário de funcionamento determinado pelo decreto. Todos foram fechados”, ressaltou a Chefe da Divisão de Fiscalização e Controle de Alimento da Vigilância Sanitária, Martiana Barros.
Ao todo, 42 pessoas participaram das fiscalizações em locais estratégicos de toda a cidade, como balneário da Fazendinha, Orla do Santa Inês e Complexo do Jandiá. Em alguns bairros, as fiscalizações foram direcionadas por meio de denúncias, como no Centro, Santa Rita, Pedrinhas, Araxá, Jardim Marco Zero e outros. Segundo o Coordenador de Monitoramento e Licenciamento Ambiental da Semam, Anderson Almeida, a averiguação é completa.
“Orientamos sobre medidas sanitárias e de prevenção da Covid-19, com base no decreto municipal. A fiscalização noturna verifica se o estabelecimento está com uma capacidade permitida de pessoas, se há o respeito ao distanciamento social, se estão respeitando o horário de funcionamento, se existe licenciamento, entre outras coisas”, explicou.
A colaboração e a compreensão da população são importantíssimas no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.