Prefeitura de Macapá fecha estabelecimentos durante fiscalização de combate à Covid-19
As denúncias podem ser realizadas pelos canais oficiais da prefeitura de Macapá.
Equipes de fiscalização da Prefeitura de Macapá fecharam 31 estabelecimentos na noite de sábado, (16), por descumprimento ao decreto municipal vigente que estabelece medidas restritivas, sanitárias e de prevenção à Covid-19. A fiscalização, promovida pela Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Guarda Civil Municipal, contou com o apoio da Polícia Militar do Estado.
“Notificamos alguns bares que não podem funcionar porque estão com as atividades suspensas. Outros estabelecimentos descumpriram o horário de funcionamento determinado pelo decreto. Todos foram fechados”, ressaltou a Chefe da Divisão de Fiscalização e Controle de Alimento da Vigilância Sanitária, Martiana Barros.
Ao todo, 42 pessoas participaram das fiscalizações em locais estratégicos de toda a cidade, como balneário da Fazendinha, Orla do Santa Inês e Complexo do Jandiá. Em alguns bairros, as fiscalizações foram direcionadas por meio de denúncias, como no Centro, Santa Rita, Pedrinhas, Araxá, Jardim Marco Zero e outros. Segundo o Coordenador de Monitoramento e Licenciamento Ambiental da Semam, Anderson Almeida, a averiguação é completa.
“Orientamos sobre medidas sanitárias e de prevenção da Covid-19, com base no decreto municipal. A fiscalização noturna verifica se o estabelecimento está com uma capacidade permitida de pessoas, se há o respeito ao distanciamento social, se estão respeitando o horário de funcionamento, se existe licenciamento, entre outras coisas”, explicou.
A colaboração e a compreensão da população são importantíssimas no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.