Prefeitura de Macapá atualiza sistema de tributação para emissão de notas fiscais
Após recorrentes casos de instabilidade no sistema de emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e), a Prefeitura de Macapá passa a adotar, a partir do próximo dia 20, um novo sistema operacional para dar suporte às questões administrativas do município. Para a melhor recepção e entendimento da nova plataforma, a instituição tem promovido uma série de ações junto ao público interno e externo para esclarecer dúvidas sobre a utilização.
Por esse motivo, entre os dias 16 e 19 de dezembro acontece a última etapa de transição entre as plataformas e o sistema ficará inoperante, não sendo possível realizar a emissão de NFS-e. Contabilistas, escritórios de contabilidade e instituições financeiras têm prioridade no treinamento. A inscrição no curso é feita no site da Prefeitura, disponível no endereço macapa.ap.gov.br. na área de “Serviço” no portal.
“Estávamos trabalhando com dois sistemas paralelos, um de tributação e um de notas fiscais, e na hora de integrar, sempre davam inconsistência. Esse novo sistema dá segurança para o contribuinte e para nós da prefeitura, porque vai depender apenas de internet para funcionar, já que será um aplicativo”, explicou Celeste Pinheiro Queiroz, auditora fiscal do município e diretora de tributação.
Serão ofertadas oito turmas, onde o usuário terá acesso a instruções sobre emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), apuração do ISSQN e emissão da guia de recolhimento via declaração eletrônica. As aulas serão presenciais e conduzidas pela equipe responsável pela instalação do novo sistema, na Sala do Conhecimento, no Sebrae.