Nessa segunda-feira, (16), a Polícia Civil do Amapá, por meio da Delegacia de Crimes Contra o Consumidor (DECCON), divulgou um balanço da “Operação Apagão – Fase 1”, que foi realizada em Macapá, com o apoio do Procon e da Vigilância Sanitária Municipal.
A ação, que iniciou no dia 9 e finalizou dia 13, visou apurar denúncias de consumidores acerca da precificação elevada de água mineral, pilhas, velas, açaí, pão e passagem aérea venda.
Ao todo, foram fiscalizados: quatro supermercados, 10 estabelecimentos comerciais de pequeno porte (minibox) e 50 batedeiras de açaí. Além disso, foram apreendidos gêneros alimentícios estragados e vencidos, bem como garrafões de água mineral que estavam sendo comercializadas a R$ 35,00 (trinta e cinco reais).
De acordo com o Delegado Sávio Pinto, que coordena a operação, muitos empresários estão se aproveitando da crise energética enfrentada pela população e expondo à venda produtos impróprios ao consumo humano, pois ficaram sem a devida refrigeração para a conservação; e ainda, aumentado os preços dos produtos.
O Delegado informou também que a operação continuará acontecendo, sendo, as revendedoras de gás e lojas de material de construção os próximos lugares a serem fiscalizados. Quanto ao que já foi fiscalizado, serão instaurados os procedimentos pertinentes para a devida responsabilização.