Piratas da Batucada anuncia ‘Festival de Samba de Enredo’ da agremiação
Matéria de Emerson Renon ( Assessoria de comunicação da Escola de Samba Piratas da Batucada)
O presidente de Piratas da Batucada, Marcelo Zona Sul, confirmou para o mês de agosto o Festival que vai apontar qual será o samba enredo da agremiação para o carnaval 2015. – Quem conta um conto. Aumenta um ponto – é o enredo escolhido pelo carnavalesco Jorge Pantoja, de Belém do Pará. Segundo Zona Sul, como é conhecido o presidente da escola, a estimativa é que sejam apresentados até oito sambas. “Compositores de outros centros do país, como do Rio de Janeiro e Pará mostraram interesse e irão apresentar sambas no dia do festival, assim como compositores amapaenses”, contou Zona Sul.
Conforme o presidente, o Festival será dividido em duas etapas: uma eliminatória e a final. De acordo com o cronograma, a eliminatória acontece no dia 2 de agosto, na Caverna do Glorioso, no Ginásio Santa, na Orla de Macapá.
Dependendo da quantidade de sambas apresentados, poderão passar para a grande final até cinco. – O que queremos é um samba que tenha uma letra forte, uma melodia bonita e que caia no gosto da comunidade-, disse o presidente da escola.
Marcelo Zona Sul ainda não definiu se irá trazer atrações nacionais para o evento. Mas fez questão de adiantar que em todos os eventos de Piratas da Batucada as bandas locais terão espaço. “É importante em qualquer evento ter uma atração nacional, mas não podemos fazer disso uma regra; temos que lembrar que aqui no Amapá temos grandes bandas e precisamos valorizar mais a nossa cultura, fortalecer esse legado e assim fazer com que esses grupos possam, também, buscar seus espaços em outros centros do país”, destacou. A grande final está confirmada para o dia 9 de agosto, também na Caverna do Glorioso.
Alegorias
O presidente Marcelo Zona Sul acompanhou os trabalhos de desmonte dos carros, que estão no barracão da escola. Segundo ele, esse trabalho é importante para que o carnavalesco da escola possa ter noção de como irá trabalhar as alegorias para o próximo carnaval. “É partir desse trabalho que o carnavalesco começa a pensar na forma e tamanho das alegorias para o desenvolvimento do enredo do nosso carnaval”, explicou.
Marcelo não quis adiantar, mas deixou escapar que Piratas da Batucada pode e deve apresentar novidades para o carnaval de 2015. “Temos muitas ideias em mente, quem sabe trabalhar com alegorias ainda maiores ou mesmo aumentar o número de carros a serem levados para a avenida; ainda estamos discutindo com a nossa diretoria e com o nosso carnavalesco sobre o que podemos fazer de diferente, mas com certeza, teremos muitas novidades em 2015” , adiantou.
Ouça a entrevista aqui: