Ícone do site Café com Notícia

Os benefícios do Muay Thai para a saúde do corpo e da mente

Foto: Reprodução

Neste início de ano a prática do exercício físico está na lista de projetos para o 2021 de várias pessoas, principalmente como forma de buscar uma melhor qualidade no bem-estar. A arte marcial milenar Tailandesa, Muay Thai, é um esporte que traz inúmeros benefícios aos seus praticantes como, aumento da autoestima, queima de calorias, aceleração do metabolismo e reforço no sistema imunológico.

O Muay thai teria surgido há 2 mil anos com base no Wushu (ou kung fu) chinês. Forçados a deixar a China, os agricultores que encontraram liberdade e terras férteis na atual Tailândia, precisavam se defender do vizinho poderoso. A luta em pé é uma das mais completas, no tatame, envolve punhos, cotovelos, chutes e joelhadas. Estima-se que em uma hora de aula perde-se de 600 a 900 calorias, podendo passar de mil, dependendo da intensidade do treinamento e da resistência, idade e biotipo do praticante.

Cleo Souza, 42 anos, professor de educação física e instrutor de  Muay Thai, conta que já pratica a modalidade esportiva há 10 anos. “Descobri o esporte quando ainda estava na universidade, através do convite de um amigo para fazer uma aula, e desde então nunca mais quis sair. Depois de formado, viajei para outros estados em busca de novos conhecimentos e do aperfeiçoamento das técnicas do Muay Thai”, diz.

As aulas ajudam a melhorar o condicionamento físico – Foto: Acervo Pessoal/Cleo Souza

A arte marcial além de contribuir para o condicionamento físico, também estimula a capacidade de concentração e desenvolve a disciplina, já que para realizar movimentos é necessário estudar rapidamente o adversário.

Depois de um tempo na estrada, voltei para Macapá, desempregado, e comecei a dar aulas, treinos, fazer seminário e graduações, até chegar no nível que eu estou.

“Hoje muitas pessoas buscam o Muay thai visando o emagrecimento, mas não é só isso, as aulas tem ritmo aeróbico intenso, ajudando no condicionamento físico, coordenação motora, flexibilidade. As minhas aulas tem grande procura pelo público feminino, principalmente pela defesa pessoal. É um esporte que pode ser praticado por todas as idades, ajudando o corpo e a mente”, afirma Cleo.

Foto: Acervo Pessoal/Cleo Souza

A professora Cilene Pinto da Costa, depois de um tempo sem praticar o esporte, comenta sobre a importância da arte marcial com supervisão de um instrutor. “Eu recomendo, mas com orientação de um profissional gabaritado, você não pode colocar o seu corpo para qualquer pessoa que não esteja habilitada nessa área, praticando o esporte da forma correta você só tem a ganhar”, afirma.

Sair da versão mobile