Três décadas após a instalação da primeira universidade federal amapaense, Oiapoque deve ganhar uma instituição federal de ensino superior. O projeto que autoriza a União a criar a Universidade Federal da Fronteira Norte Binacional é de autoria do deputado Pedro DaLua (PSC/AP) e está tramitando desde novembro do ano passado.
A nova instituição será criada a partir do desmembramento da Universidade Federal do Amapá (Unifap), que já possui um campus no município fronteiriço. Com a criação da UFFB, será indicado um reitor pró-tempore até que a nova universidade realize a instalação do seu conselho universitário e eleições diretas para a reitoria.
Segundo o deputado federal DaLua, autor da proposta, a universidade terá por objetivo ministrar Ensino Superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária, caracterizando sua inserção regional.
A nova universidade terá quadro próprio, o que possibilitará a geração de empregos, formação de mão de obra e convênios para realização de processos seletivos nos municípios localizados ao longo do trecho Norte da BR-156. Possibilitará, ainda, parcerias científicas com a Guiana Francesa, estreitando ainda mais a relação com o Platô das Guianas.