Anúncio principal

Obra do prédio histórico da Escola Barão será concluída até 2020

A Escola foi inaugurada em 20 de abril de 1946
Fotos: Lilian Monteiro

Após quase cinco anos fechada, o prédio histórico da Escola Barão do Rio Branco começou a ser restaurado, no centro de Macapá. As obras iniciaram em janeiro com limpeza da área externa e isolamento com colocação de tapumes. O investimento custará aos cofres públicos do Estado mais R$ de 5 milhões e a conclusão da obra é para janeiro de 2020.

A Escola Barão do Rio Branco é uma das escolas mais tradicionais do Amapá, e foi inaugurada em 20 de abril de 1946, entregue pelo governador da época, Janary Nunes. A instituição leva o mesmo nome Praça que fica bem em frente. Mas desde 2014, a Escola funciona em um prédio alugado na Avenida Iracema Carvão Nunes, entre Tiradentes e General Rondon, e atende cerca de 570 alunos do ensino fundamental do 6º ao 9º ano.

Alcir Matos, secretário de Estado da Infraestrutura

Segundo o titular da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), Alcir Matos a obra não é uma reforma.  “Não gosto de chamar de reforma e ampliação, é uma obra de restauro porque estamos tentando trazer as linhas originais. O máximo que pudermos resgatar faremos”, explicou Matos, que fez destaque as cores azul royal e branco tradicionais da Escola. 

A previsão é que a obra seja concluída no início de 2020

A 1ª Escola feita de tijolos do Amapá 

O professor e historiador, Célio Alicio ressalta a importância histórica da primeira Escola feita em alvenaria e que formou grandes autoridades no estado.

Célio Alicio professor e historiador

“Foi a primeira Escola fundada pelo Janary Nunes e se chamava grupo escolar Barão do Rio Branco. Foi também responsável pela formação de vários alunos, por ser localizada no Centro, era considerada uma escola de elite. As pessoas de famílias mais abastadas cursavam primário no Barão, antes de ingressarem no Colégio Amapaense, Escola Industrial antigo GM e Escola Técnica CCA e IETA. Mas as crianças do antigo Igarapé das Mulheres, hoje Perpétuo Socorro, do Laguinho e formigueiro também estudaram lá. Sem dúvida é um resgate a nossa história essa restauração”, concluiu.

Teatro Cine Territorial

Uma das curiosidades é que nas dependências da Escola Barão do Rio Branco funcionava o Teatro Cine Territorial, um espaço também de lazer. A grande novidade da obra é que o Cine também será restaurado e será utilizado como um espaço  multiuso com fins pedagógicos. A comunidade escolar após a restauração, contará com 18 salas de aula e mais um complexo de compartimentos administrativos e pedagógicos. Todos divididos em quatro blocos. 

Professores do Barão 

Teresinha Del Castillo, Graziela Reis de Souza, Cacilda Barreto; Ana Rosa Vilhena, Antonia Gomes, Maria de Belém Mira, Get Maria Magalhães de Almeida, Clarice Lamarão, Maria de Fátima Aquino, Ester Lourenço Chaves, Jalba Jansen.

Mostrar mais
Publicidade

Artigos relacionados

Publicidade
Botão Voltar ao topo