A fundadora da Estação Gabiraba, Gabriela Fantoura, em entrevista ao programa Café com Notícia, especial sobre o “Dia da Amazônia”, discutiu ecoturismo em conjunto com comunidades locais. A Estação Gabiraba é um agência de ecoturismo alternativo que busca gerar renda à comunidades locais e valorizar a tradição dos povos.
“No turismo comunitário pensamos na necessidade dos visitantes, mas também na dos moradores. Precisamos pensar sempre em consonância com as pessoas que vivem ali. Às vezes uma coisa vista de longe não faz tanto sentido quanto algo pensado ali, especificamente para aquele lugar”, explica Gabriela Fantoura.
A Estação Gabiraba busca consolidar o modelo de turismo que valoriza as capacidades empreendedoras e o patrimônio natural e cultural das populações tradicionais da Amazônia. Com a pandemia, o turismo precisou paralisar suas atividades, assim como outros setores considerados não-essenciais. “As pessoas não podem estar em risco, durante a pandemia suspendemos nossas operações em comunidades, estamos aguardando, mas encontramos outras formas de ajudas essas comunidades”.
A Estação Gabiraba abrange atualmente os estados do Pará, Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia e Mato Grosso, atingindo mais de trinta comunidades e oportunizando renda para o local.