Anúncio principal

” O número de analfabetos no Brasil (15 milhões ) é uma vergonha nacional”, @randolfeap

Senador Randolfe Rodrigues
Senador Randolfe Rodrigues

Após anos de resultados tímidos no combate ao analfabetismo, o prefeito de Macapá, Clécio Luís, com apoio do mandato do senador da República Randolfe Rodrigues, assinou na tarde de segunda-feira, 11, o edital de contratação de 50 alfabetizadores para o Programa “Macapá Município Alfabetizado: um território livre do analfabetismo”. Uma ferramenta que será a ponte para erradicação do analfabetismo na capital e distritos.

“Este será um feito que ficará na história da nossa cidade, pois não é u m projeto de prefeitura, e sim um projeto para a sociedade. Resolver o problema do analfabetismo em Macapá é uma missão árdua, mas uma tarefa nobre e digna. Onde o mais importante deste cenário é compreender o tamanho da responsabilidade e não permitir que tenhamos sequer um cidadão analfabeto. Chegaremos a mais longínqua comunidade da nossa capital”, sublinhou o prefeito Clécio.

“Este é um programa revolucionário na essência e na forma. O método de alfabetização que estamos nos propondo aplicar é um método de inclusão e respeito. Uma ferramenta que proporcionará o renascimento de 17 mil pessoas que esperavam por esse momento. Afinal, alfabetizar uma pessoa é dar condições de cidadania, e a nossa geração vai tornar nossa cidade livre do analfabetismo”, relatou o senador Randolfe Rodrigues.

A prefeitura trabalha para mudar esse quadro

De acordo com estatísticas do censo de 2010 do IBGE, no Brasil há 15 milhões de analfabetos. Macapá tem 9% de analfabetos, o que seria equivalente a 17 mil pessoas que não sabem ler nem escrever. “Diante deste cenário, esse programa será a maior política educacional de uma gestão”, afirmou a secretária municipal de Educação, Antônia Andrade.

Como o programa será executado Por meio do edital será contratado 50 alfabetizadores e 9 coordenadores. “Macapá Município Alfabetizado: um território livre do analfabetismo” é uma ação de alfabetização da modalidade Educação de Jovens e Adultos, instituído e coordenado pela Secretaria Municipal de Educação Semed/PMM, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), através do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) e com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem terra
(MST).

Sim, eu posso!
“Macapá Município Alfabetizado: um território livre do analfabetismo” utilizará o método de alfabetização “Sim, eu posso”, que ensina a leitura e a escrita a partir do conhecido (os números) para ir ao desconhecido (as letras). O formato é aplicado em 28 países e consiste em aulas audiovisuais, mediadas por um alfabetizador/educador.

Processo Seletivo
O processo seletivo será realizado por meio de análise curricular. Os currículos deverão ser entregues na Divisão de Educação de Jovens e Adultos (Dieja/Semed), no período de 12 a 19 de agosto. Os interessados às vagas de alfabetizador devem ter, no mínimo, o ensino médio. Para concorrer às vagas de coordenador o requisito mínimo é formação superior em qualquer licenciatura e experiência comprovada em Educação de Jovens e Adultos.

A divulgação do resultado final dos selecionados será no hall de entrada da Semed, no dia 29 de agosto deste ano. A admissão dos bolsistas vai acontecer dia 2 de setembro e o período de matrícula dos alfabetizandos ocorrerá de 10 a 16 de setembro. O programa é voltado para pessoas não-alfabetizadas, com idade mínima de 15 anos até a fase idosa. As inscrições ocorrerão nos polos em que há demanda do referido programa. A aula inaugural deve acontecer no Teatro das Bacabeiras, dia 29 de setembro
de 2014.

A carga horária de trabalho para os bolsistas é de 2 horas e 30 minutos por dia, de segunda a sexta-feira, por um período de 8 meses de trabalho. O valor da bolsa para as vagas de alfabetizadores é R$ 400,00 (quatrocentos reais) e para as vagas de coordenadores, R$ 600,00 (seiscentos reais).

Palestra: Após o lançamento do edital do programa, o evento contou com a palestra sobre Educação de Jovens e Adultos, ministrada pelo Prof. Dr. Salomão Antonio Mufarrej Haje, doutor em Educação.

Lílian Guimarães

Mostrar mais
Publicidade

Ana Girlene

Amazônia - Amapá - Brasil • Jornalista, diretora e apresentadora do Programa radiofônico Café com Notícia na DiárioFM 90.9.

Artigos relacionados

Publicidade
Botão Voltar ao topo