Anúncio principal

O multiverso das histórias em quadrinho da Marvel

*Este conteúdo é uma produção da turma de Jornalismo em/de Quadrinhos, do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)*

O Multiverso é uma coleção de universos alternativos que compartilham uma hierarquia universal. É uma subseção do grande Ominiverso, que é a coleção de todos os universos alternativos. Muitos desses universos são ramificações de outros já existentes, que surgiram em decorrência de viagens temporais.

Dentro dos quadrinhos da Marvel existem infinitos universos, podemos perceber isso em falas recorrentes de personagens como o Eternidade e o Homem Molecular.

O Eternidade uma vez, afirmou que existem aspectos virtualmente infinitos de si mesmo, sugerindo que o Multiverso é praticamente sem fim. Já o Homem-Molecular disse que existem incontáveis dimensões paralelas ao universo da Terra.

O livro de Vishanti, o qual detalha a cosmologia da Marvel, diz que “há um número transfinito, ou seja, um número maior que o infinito de universos”.

A primeira versão do universo no mundo Marvel, é conhecido como Primeiro Firmamento. Sua criação resultou de uma guerra entre os Aspirantes e os Celestiais. Como se sabe, às vezes, esses multiversos se encontram, como no caso em que o Wolverine volta várias vezes no tempo para impedir a criação do vilão Ultron, este fato resultou numa ruptura da continuidade tempo-espaço, levando ao chamado ‘caos universal’, onde personagens das mais diversas realidades foram levados para um único universo, justamente por conta de uma dessas quebras.

Um exemplo desse caos é retratado no filme ‘Os Vingadores Endgame ‘ de 2019, no qual vários super-heróis e humanos morrem graças ao vilão Thanos. Então nossos salvadores, com a ajuda do Homem-Formiga, realizam uma viagem no tempo, impedindo Thanos de destruir o universo. A quebra temporal será um tema abordado novamente pelo streaming Disney + e no próximo filme da Marvel.

A Marvel chama os universos do seu multiverso de ‘Terra-Número’ (sendo que esse número vai de 001 à 28744923048932). O principal universo dos quadrinhos da editora, que é referência entre os demais, é a ‘Terra-616′ que possui oito encarnações, graças ao processo chamado de “renovação multiversal”. Sua sétima renovação é considerada a principal, já que é a mesma do mundo real, só que com a inclusão de Wakanda e Genosha, protegidas pelos Vingadores, X-Men e o Quarteto Fantástico.

Uma outra realidade paralela bastante conhecida é a Terra-1610, que teve sua primeira aparição no quadrinho Ultimate Homem-Aranha, em 2000. Ele foi criado semelhante ao original, mas não exatamente igual, pois neste o Homem-Aranha acaba morrendo nas mãos do Duende Verde.

A Disney +  lançará no dia 15 de janeiro uma série solo da Feiticeira Escarlate e do Visão, chamada de Wanda Vision. Ela mostrará a Feiticeira Escarlate num universo alternativo, criado por si mesma, como forma de superar a morte do Visão, no filme dos Vingadores. Esta não é a primeira vez que que a Feiticeira mexe com a linha espaço-tempo. Na série Dinastia M, ela vive em uma realidade criada por si, junto com alguns super-heróis.

O mais novo lançamento da Marvel chegará aos cinemas em maio de 2021: o filme ‘Doutor Estranho 2 no Multiverso da Loucura’. O longa vai se passar logo após a série Wanda Vision, acredita-se que a Feiticeira possa ter causado uma ruptura tão grande na linha temporal que o Doutor Estranho terá de intervir para que algo pior não aconteça.

Créditos
Texto: Ilana Moraes
Professor: Prof. Dr. Ivan Carlo

Mostrar mais
Publicidade

Artigos relacionados

Publicidade
Botão Voltar ao topo