Governo do Estado inaugura quatro novos ambientes dentro do Museu Sacaca. Os novos espaços são: a “Casa das Parteiras”, “Sumaúma das Palavras”, “Bloco Pedagógico” e “Rádio Regatão”, todos são resultados de estudados e projetos, para melhor atender os frequentadores do museu.O lançamento desses espaços acontecerá na manhã desta terça-feira, 1º de julho, às 9h30.
A Casa das Parteiras é resultado de pesquisas da equipe do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) e o ambiente é uma réplica perfeita da realidade das parteiras. Os visitantes, além de vivenciar o ambiente com seus compartimentos e acervos, também poderão ouvir, por um sistema de áudio, vozes reproduzindo o momento do parto.
A Sumaúma das Palavras é um espaço voltado a propagação do som das palavras literárias e contações de histórias; leituras em voz alta ou silenciosas. Ao lado dela, um quiosque com livros foi montado para agradar a demanda do público de todas as idades.
A novidade desse espaço é que cada leitor poderá ler à sombra da samaumeira ou levar a obra para casa, deixando anotado o título do livro emprestado e o dia que terá de devolver. Não haverá bibliotecários, o conceito está em, justamente, desenvolver a consciência, a educação e a responsabilidade de cada leitor em retornar com os empréstimos dos livros. Doações de novas obras também acontecerão da mesma forma. Ao doar, cada um registrará no livro a sua doação.
No espaço Bloco Pedagógico serão realizadas as reuniões com educadores e gestores das escolas, na construção de parcerias e projetos, com o objetivo de apropriação dos espaços e dinâmicas do Museu Sacaca no processo educacional escolar.
As equipes terão um ambiente mais integrativo, apropriado para discussões e troca de experiências de projetos educativos em atividade, oportunizando a aproximação entre os pesquisadores do Iepa com os professores e alunos da rede pública e privada de ensino, a partir de oficinas e palestras.
Na Rádio Regatão, sua programação será voltada para a educação e o lazer, proporcionando conhecimentos científicos dos saberes locais e temáticas amazônicas. A música regional animará as programações, garantindo aos visitantes do Museu Sacaca conhecer nossos artistas e levá-los a apreciar boa música. (Ascom GEA).
Escute a entrevista na integra.