Após 15 anos desde o início das obras, a Infraero abre o novo Aeroporto Internacional de Macapá/Alberto Alcolumbre a partir de meio dia deste sábado (13/3) aos passageiros e usuários. A partir deste horário, o publico deverá se dirigir às novas instalações, onde todas as companhias aéreas já estão localizadas. O primeiro voo do novo aeroporto será o Gol 1678, procedente de Belém (PA), com chegada prevista para as 14h40. Já a primeira partida também será da Gol, que fará o voo 1679 para Belém às 15h10.
O antigo terminal, por sua vez, já foi desativado. O último voo foi o Latam 3446, que partiu de Macapá para Belém às 6h05 deste sábado (13/4). “Assim que este voo decolou, a Infraero fechou o terminal antigo para finalizar a mudança de casa. A partir de agora, quem for viajar de avião vai usar apenas o novo terminal, moderno, cinco vezes maior e que oferece mais conforto e segurança aos passageiros e demais usuários”, explica a superintendente do aeroporto, Keyla de Moraes.
Em uma área de 27,2 mil m², o novo terminal poderá receber até 5 milhões de passageiros por ano, o dobro da capacidade anterior. A estrutura contará com 25 balcões de check-in, seis escadas rolantes, 13 elevadores e três novas esteiras de restituição de bagagem, além de sistema de prevenção e combate a incêndio e soluções de acessibilidade em todo o aeroporto para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Os primeiros 45 dias serão de operação assistida. Nesse período, a Infraero vai monitorar o funcionamento de instalações e equipamentos, além de realizar serviços e reparos eventuais no novo terminal.
Impacto econômico
Com o Aeroporto de Macapá, a Infraero dá a cidade um novo vetor de desenvolvimento econômico. A nova estrutura, com mais capacidade, poderá receber mais voos e ampliar a oferta de produtos e serviços em seu mix comercial, que passará a contar com 62 pontos comerciais. Desse total, 14 já irão funcionar a partir da inauguração, tais como lanchonete, serviço de táxi, caixas eletrônicos, locadores de veículos, agência de viagem e perfumaria. Além desses, outros cinco estabelecimentos começarão suas atividades ainda este mês, conforme a conclusão dos processos licitatórios.
“O Aeroporto de Macapá é o único no estado que opera voos comerciais regulares. Com a abertura das instalações modernas e iguais a de grandes terminais do mundo, a Infraero o consolida como a principal porta de entrada do Amapá e, também, como um vetor de desenvolvimento da economia, seja pela possibilidade de aumento de voos ou pela geração de empregos. Só na obra chegamos a 2,8 mil trabalhadores diretos e indiretos. Agora, com o início das operações, abre-se um novo ciclo, com lojistas e prestadores de serviços relacionados a toda a cadeia da aviação, que terá sua demanda atendida com facilidade pelos próximos 30 anos”, avalia a superintendente Keyla de Moraes.
Voos internacionais
O novo terminal de passageiros de Macapá terá condições de receber voos internacionais. O projeto conta com áreas disponibilizadas para Polícia Federal, Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Vigilância Agropecuária (Vigiagro). Durante a solenidade, a superintendente da Infraero, Keyla de Moraes, reforçou essa possibilidade.
Inauguração
A inauguração do novo Aeroporto Internacional de Macapá ocorreu ontem (12), em evento organizado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, que veio pela primeira vez ao Estado.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Infraero