O estudo realizado pelo Instituto Butantan na cidade de Serrana, em São Paulo, reduziu em 95% as mortes por Covid-19. As hospitalizações diminuíram em 86% e os casos sintomáticos da doença caíram para 80%.
Em quatro meses, o projeto vacinou 75% da população do município com a CoronaVac. O objetivo da vacinação em massa era descobrir os resultados da imunização no controle da pandemia.
“É o primeiro estudo no mundo que está sendo feito nesta proporção e com esse controle. Os resultados apontam qual é o caminho para a saúde pública mundial seguir”, afirmou o Diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.
Dimas reforçou ainda a eficácia da CoronaVac. “Fiquem tranquilos, essa é uma das melhores vacinas disponíveis no mundo”, salientou.
“Esse resultado é importante para mostrar aos antivacinas. Vacina boa é vacina no braço!”, disse Sérgio Cimerman, médico infectologista do Hospital Emílio Ribas.
A CoronaVac possui poucos efeitos adversos e é um dos imunizantes eficazes contra a variante p1 da Covid-19, que já circula no Brasil.