Ícone do site Café com Notícia

“Não venci todas as vezes que lutei, mas perdi todas as vezes em que deixei de lutar”, Mário Quintana

1 Defensoria

Apesar da Constituição Federal e a Constituição do estado do Amapá definirem que o ingresso de membros da Defensoria Pública deve ocorrer por meio de concurso de provas e títulos, no Amapá, os cargos de defensor continuam sendo ocupados por advogados ocupantes de cargo em comissão. Para corrigir essa aberração, o GEA terá que promover o certame.

2 Cronograma

Por recomendação do Ministério Púbico Federal, o primeiro concurso público na DEFENAP deve acontecer este ano. De acordo com o cronograma apresentado pelo GEA, as inscrições serão abertas no próximo dia 25. Ainda, segundo o documento, o resultado será homologado em 10 de novembro e os aprovados tomarão posse no dia 20 de dezembro.

3 PEC 111

De autoria da deputada Dalva Figueiredo (PT), a PEC 111, que trata da transposição para os quadros da União de servidores do Estado e cinco municípios amapaenses, que tenham ingressado no serviço público até outubro de 1993, deverá ser votada em 2º turno na Câmara dos Deputados esta semana. A proposta, que contou com o apoio de 388 parlamentares na primeira votação, enfrenta resistência no Governo Federal.

4 Economia

A Bancada Federal do Amapá estima que a economia direta, só com folha de pagamento do GEA, deve chegar a R$ 250 milhões por ano. Ao passo que o impacto na folha da União gira em torno de 0,08%.  “É fundamental, na quarta, a presença do governador Camilo, do prefeito Clécio e do prefeito de Mazagão, Dilson Borges, junto com os sindicalistas e servidores, em Brasília, pra garantir essa votação”, alerta o deputado Bala Rocha (SDD).

5 UEAP

Reunião do Conselho Universitário da UEAP, realizada no dia 12 deste mês, aprovou o calendário eleitoral para escolha do futuro reitor da instituição. A eleição está prevista para o início do próximo mês, conforme prazo estabelecido pela juíza Keila Utzig (5ª Vara Cível).  Acatando pleito do sindicato dos professores, a magistrada fixou o dia 12 de maio, como data limite para envio ao Setentrião da lista tríplice com os nomes dos candidatos mais votados.

6 Disputa

Dentro da UEAP, o clima de disputa já toma conta dos corredores. A eleição, até o momento, está polarizada em torno de duas candidaturas: uma ligada ao sindicato dos professores e outra, ainda em construção, formatada pela atual gestão. Se Camilo adotar os critérios democráticos, que utilizou para nomear a atual chefe do MP/AP, o candidato que obtiver o maior número de votos da comunidade acadêmica, deverá ser o próximo reitor.

7 Luz

Nossa Capital está no escuro. Passear por Macapá a noite é um convite à depressão e ao medo. Ruas e avenidas mal iluminadas, ainda com lâmpadas de mercúrio, passam a sensação de total abandono e retrocesso. Dirigentes da CEA fizeram uma reunião no último dia 18 para estabelecer uma estratégia de manutenção, expansão e melhorias do sistema de iluminação pública. Tomara que saia do papel.

jardel nunes8 Jardel

Jardel Nunes, que assumiu a SESA há menos de um mês, disse em entrevista ao Café com Notícia, que o sistema de saúde no Estado não avançou quase nada na última década, e que a demanda, crescente a cada dia, continua sendo atendida pela mesma rede física. “Não podemos resolver tudo. Por isso, é tão importante fortalecer a rede básica”, defendeu.

9 Avanços

Jardel comentou que após visitar o Hospital São Camilo foi tomado por sentimento dúbio, um misto de alegria e tristeza. “Fiquei feliz por ver o quanto aquele hospital cresceu e se modernizou. Enquanto isso, nossa saúde pública sofreu um verdadeiro desmonte e foi totalmente dilapidada”, lamentou. Fica a pergunta: se a rede privada consegue melhorar, por que a pública, que consome tanto dinheiro, não avança?

Expresso

Familiares e amigos do modelo Rarison Miranda, internado na UTI do HCAL desde novembro de 2013, não desanimam da luta pela transferência do rapaz para um centro especializado, onde possa receber tratamento digno e necessário a sua reabilitação.

Ainda é baixa a adesão das amapaenses à campanha de vacinação contra o vírus HPV, causador do câncer de colo uterino. Na primeira semana, apenas 600 doses foram ministradas. A meta é vacinar 15 mil meninas.

Vereadores Ruzivan e Adriana Ramos assumiram o comando do Solidariedade em Macapá. Foram eleitos em convenção do partido na última sexta-feira, 21.

Parece que Júnior Favacho (PMDB), depois que saiu da presidência da AL, perdeu um pouco o encanto pelo parlamento. Anda meio sumido por lá.

Sair da versão mobile