Na noite desta segunda-feira, (9), em entrevista ao programa de rádio ‘Café com Notícia’, na Diário FM, a Presidente da Apoianp, Simone Karipuna, falou sobre o Dia Internacional dos Povos Indígenas e a ameaça constante à vida dessa população. “Hoje marca mais um dia de resistência, que mostra os grandes ataques e as retiradas de direitos dos povos indígenas, como a PL490 que retira o direito ao território”, explica Simone.
A presidente afirma ainda que os povos indígenas trabalham com esforços unidos em prol dos direitos da coletividade, entre eles, o de permanecer em seus territórios. “Não trabalhamos isolados, a coletividade e união dos povos indígenas nos permite estar nos espaços de denúncias e construção, para fazer o que estamos fazendo agora, formando uma corrente de pedido de apoio para que consigamos resistir à PL490”.
“Temos nossa própria forma de existir, nossa forma, nosso grafismo, nossa natureza e isso precisa ser respeitado. Enquanto o governo deveria estabelecer diálogos com os povos indígenas, ele desconstrói tudo o que já conquistamos até aqui”, finaliza.