Anúncio principal

“Não desistimos da Sputnik V”: Governador Waldez Góes fala sobre novo decreto de combate à Covid-19

O funcionamento do comércio e demais atividades econômicas deve continuar de forma segura. Governador reforça importância da vacina e do distanciamento na diminuição de novos casos.

Na manhã desta terça-feira, (11), o governador do Amapá, Waldez Góes, comunicou em coletiva de imprensa, as medidas atualizadas de proteção e combate à Covid-19 no Amapá. O novo decreto, além de manter as medidas restritivas já previstas no decreto anterior, estabeleceu um planejamento para a vacinação dos profissionais da educação.

Confira os horários de funcionamento das atividades

“A classificação de risco continua na faixa laranja, que é a classificação de risco moderado, e permite a manutenção do estado de reabertura das atividades. Só que três indicadores tiveram movimento de curvatura para cima e não reflete imediatamente nos indicadores seguintes, como as internações e óbitos, mas aparecem depois”, afirma.

Góes explica ainda que o número de casos da covid-19 registrados por dia subiu de 177 para 231. “Se não frearmos o risco de transmissão vamos ter novos reflexos nos atendimentos nas UBSs e em internações. A procura por unidades básicas aumentou 21%, em contrapartida reduzimos os óbitos em mais de 50%, diz.

As medidas de flexibilização do comércio foram mantidas, mas o governador ressaltou a importância dos cuidados para que as atividades continuem a funcionar. O decreto foi publicado ontem, (10), e tem validade de 14 dias.

 

Profissionais da educação

O plano de vacinação segue com a imunização dos grupos prioritários. O novo decreto estabelece um planejamento para a vacinação dos profissionais da educação, esse passo é determinante para que o ensino presencial possa ser viabilizado. De acordo com o gestor, os profissionais da área devem se cadastrar no site disponibilizado pela Secretaria de Educação. “Não desistimos da Sputnik V. Juntamos mais uma série de informações para a Anvisa, aliado ao governo russo. A importação não para na decisão da agência. Estamos aguardando atentos ao resultado e estamos prontos para agir”.

Na segunda-feira, (10), o governador reuniu com o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coesp) e os prefeitos dos municípios para anunciar a continuidade das medidas de proteção à vida e a economia.

Ficou pactuado que a cada sete dias os gestores se reunirão para avaliação do comportamento da doença e das fiscalizaçõesFoto: Márcio Pinheiro

Reduzimos as internações em mais de 80% depois do lockdown.

– Waldez Góes

“Mantivemos o decreto com as medidas que já estavam, com as aberturas gradativas e seletivas, exceto festas e bares. Tivemos registro de pontos clandestinos. As pessoas transformaram restaurantes com voz e violão em aglomerações”.

 

Coronavac

Na segunda-feira, (10), a prefeitura de Macapá anunciou a aplicação da 2ª dose de pessoas do grupo prioritário vacinadas com a Coronavac. Em comunicado através das redes sociais na manhã de hoje, (11), a PMM explicou que a remessa com 1.300 doses do imunizante foi dividida de forma proporcional nos pontos de vacinação.

Na praça Floriano Peixoto, que funciona em formato drive-thru, vários carros já esperavam na fila desde à madrugada de hoje.

Mostrar mais
Publicidade

Artigos relacionados

Publicidade
Botão Voltar ao topo