Especialista em Treinamento e Desenvolvimento da Estácio, ajuda a entender quais são as principais diferenças entres as modalidades e dá dicas de como ganhar vantagem competitiva no mercado de trabalho
Com a retomada gradual das atividades e a liberação de medidas restritivas decorrentes da pandemia, é hora de planejar o futuro e investir na carreira. Mas com tantas opções, como escolher a modalidade ideal? A professora Daniela Gonçalves, especialista em treinamento e desenvolvimento da Estácio, dá dicas sobre como escolher o modelo de ensino adequado e ainda aproveitar as campanhas de ingresso no ensino superior disponíveis no segundo semestre.
Para quem não abre mão do convívio social, principalmente após um longo período de restrições, e da interação do dia a dia em sala de aula, a modalidade presencial é uma ótima opção, uma vez que favorece o estreitamento das relações, promovendo o famoso networking. “Percebemos que há um progresso em relação ao controle da pandemia e, com isso muitas instituições já estão adaptadas às medidas de segurança sanitárias vigentes” comenta a professora Daniela.
A especialista explica também que para quem possui uma rotina mais dinâmica, uma opção interessante é o Semipresencial, onde o digital se conecta ao presencial tornando a sala de aula mais interativa e colaborativa. “É um modelo mais novo, em que o aluno possui em sua grade acadêmica disciplinas presenciais e digitais. É, portanto uma combinação que permite ao estudando ter mais flexibilidade, facilitando assim o seu aprendizado”, diz a docente.
Já para os perfis mais conectados, o modelo de ensino digital pode ser uma excelente escolha. Gonçalves, explica que a sociedade está mais digital e ao mesmo tempo refletindo sobre ter que enfrentar grandes deslocamentos, com isso o ensino também precisa estar mais conectado a este novo perfil de estudante. O modelo digital torna-se então, em muitos casos, mais atrativo, com conteúdos em múltiplos formatos que podem ser acessados de qualquer dispositivo, on e offline, além da comodidade de estudar quando e onde quiser.
E tem mais: ao final da formação, o aluno obtém o mesmo diploma concedido na modalidade presencial. Daniela enfatiza ainda que “a grande vantagem do Ensino Digital ou Ensino a Distância (EaD) está atrelada à autonomia, pois o aluno é o responsável pela administração do seu tempo; porém é preciso criar regras para que favoreça a rotina de estudos”.
Seja qual for o seu perfil, após escolher o curso, outra dica é verificar as campanhas disponíveis na instituição de ensino escolhida. Ao realizar a matrícula com antecedência, como acontece para os futuros universitários do modelo presencial, pode ser vantajoso. Este é o caso da Estácio, que nos dias 5 e 6 de novembro, concederá até 70% de desconto aos calouros em diversos cursos de graduação, disponíveis em quatro modelos de ensino. Consulte as condições, cursos disponíveis e exceções do Megavestibular em www.estacio.br.
Serviço:
Em Macapá os estudantes podem optar entre duas Unidades Estácio e diversos cursos de graduação.
Estácio Macapá (SEAMA): Biomedicina, Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Publicidade e Propaganda e Redes de Computadores.
Contato WhatsApp: 96 98412-0212
Horário: Segunda a sexta – 9h às 19h30 e sábado das 8h às 12h.
End.: Av. Vereador José Tupinambá de Almeida, 1223 – Jesus de Nazaré.
Estácio Amapá (FAMAP): Administração, Ciências Contábeis, CST em Logística, Direito, Engenharia Civil, Pedagogia, Recursos Humanos
Contato WhatsApp: 96 3198-0501
Horário: Segunda a sexta – 9h às 21h30 e sábado das 8h às 12h
End.: Rod. Juscelino Kubitschek, s/n – Jardim Equatorial.