Amanhã, 19, os cristão católicos amapaenses comemoram o dia do padroeiro da capital e do Estado, São José a data será marcada por muita devoção dos fiéis e gratidão ao santo pelas graças alcançadas. As comemorações começam logo pela manhã, com missa solene às 07h30, presidida pelo bispo do Amapá, Dom Pedro José Conti. Logo em seguida acontece a procissão, com o percurso de saída da Catedral pela rua General Rondon, Av. Mãe Luzia, rua Leopoldo Machado e chegada na Paróquia Jesus de Nazaré.
Após a procissão, às 10h começa a Festa dos devotos com sorteio de brindes, leilões, vendas de comidas típicas, almoço das famílias e show com os artistas locais: Emano e Irmão, Máscara, Cley Luna. A festa encerra às 16h.
Ainda no dia 19, às 16h a imagem do padroeiro vai ser levada de carreata da Paróquia Jesus de Nazaré até a Catedral São José. A missa de encerramento vai ser celebrada na Catedral pelo padre Rafael Donneschi, pároco da Paróquia São José, às 19h.
A festividade de São José 2019 tem como tema: “São José, guarda os filhos da Amazônia como guardastes Jesus eMaria” e o lema: “O Senhor Deus tomou o homem e o colocou no jardim do Éden, para o cultivar e guardar” (Gen. 2,15). Eles foram pensados para os povos da Amazônia e escolhidos pelo Bispo Dom Pedro José Conti, com base no Sínodo da Amazônia do Papa Francisco e na Campanha da Fraternidade de 2019, tema: “Fraternidade e Políticas Públicas”.
A festa em honra ao santo acontece desde 1758 e marca a história de um povo que cresceu ao redor da Igreja São José e fez dele seu protetor.
Com informações da Asscom da Festa de São José