Medidas estratégicas para impulsionar a busca ativa escolar são discutidas em Santana
Na segunda-feira (15), membros do comitê gestor, formado por técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que compõem o comitê intersetorial do Programa Busca Ativa Escolar, estiveram reunidos para debater estratégias que fortaleçam o Programa, avançando com o trabalho que vem sendo realizado no município.
Durante a reunião, os membros discutiram medidas para que o programa obtenha melhores resultados, ressaltando a importância de que estejam engajados, junto a Secretaria de Educação, as secretarias de Assistência Social e Saúde, Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, para combater o abandono e exclusão escolar.
A Prefeitura de Santana, aderiu ao Programa em maio de 2021 e vem trabalhando para identificar e resgatar as crianças que não estão frequentando as aulas regularmente. Através do Censo Escolar é possível identificar quem são os alunos que estão fora da sala de aula e por meio da busca ativa escolar, investigar in loco as causas dessa evasão, elaborando formas de reverter o quadro.
Para ampliar o alcance do Programa, está sendo organizado o dia D da busca ativa, que irá contar com uma programação a ser realizada em 16 de setembro de 2022, conscientizando e sensibilizando a população acerca da importância de manter as crianças e adolescentes matriculados e frequentando as aulas.