O Governo do Amapá atendeu mais de 3 mil mulheres, dos conjuntos habitacionais Miracema e Macapaba, na Zona Norte de Macapá, neste sábado, 9, com serviços de saúde, assistência e cidadania, durante a programação do “Março de Lutas”, pelo mês da mulher.
Participante da ação, a dona de casa, Marlice do Socorro, moradora do Macapaba, celebrou a iniciativa. “Eu queria muito fazer os exames de saúde, mas com um filho autista, quase não sobra tempo para cuidar de mim, estou muito feliz em participar dessa ação e de todas as atividade”, destacou.
Segundo a secretária da Habitação, Mônica Dias, as atividades incluídas na campanha, desenvolvidas pelo Governo do Estado, têm o objetivo de proporcionar o empoderamento feminino para as cidadãs amapaenses.
“Hoje, as equipes dos Plantões Sociais dos habitacionais Macapaba e Miracema, junto com as associações de moradores e diversos parceiros, receberam as mulheres para um dia especial de cuidados que envolveram atividades voltadas aos cuidados com a saúde, estética, assistência jurídica, além do anúncio do programa ‘Bora Mana’ do Governo do Amapá, que possibilita a abertura de linha de crédito às mulheres que querem empreender”, explicou a gestora.
A ação contou com atividades como exames de glicemia, aferição de pressão arterial, papanicolau, palestras, corte de cabelo, auto-maquiagem, massoterapia, fisioterapia, zumba, além de um café da manhã e sorteio de brindes.
Para a moradora do Conjunto Habitacional Miracema, Rosa de Araújo, 52 anos, a ação é mais que necessária, principalmente as de saúde.
“Aqui fica muito distante de tudo, e os ônibus de linha não passam é muito complicado o deslocamento, então ir ao posto médico é quase impossível, e poder realizar nossos exames em ações como essa para gente é maravilhoso só tenho a agradecer a todos que desenvolvem essas ações pensando também em nós”, ressaltou a moradora.
Formação
A programação também abriu oportunidades para alunas do curso de auxiliar de cabeleireiro, promovida pelo Governo do Amapá, em parceria com a empresa Hibryda Consultoria para moradores do residencial Macapaba.
A moradora e aluna do curso de auxiliar de cabeleireira, Larissa Duarte, 29 anos, destacou que o momento é de botar em prática tudo que aprendeu durante as aulas.
“Esse momento é um divisor de águas na minha vida, estou muito feliz nesse dia especial da mulher, esse curso sempre foi um sonho para mim que não podia pagar, e agora graças ao governo, não só estou realizando e mostrando na prática tudo que tenho aprendido, como pretendo ser uma empreendedora na área da beleza aqui dentro do Macapaba”, contou a aluna.
Março de Lutas nos habitacionais
A programação é coordenada pela Secretaria de Estado da Habitação em parceria com as secretarias de Políticas para Mulheres, Saúde, Comunicação, Trabalho e Empreendedorismo, Cultura e Agência Amapá. Além de parceiros como o Conselho de Segurança do Macapaba, Grupo Madre Tereza, Unifap, Senac, Afap, Faculdade Anhanguera, Grupo Toma, Mary Kay, Grupo As Marombas, Associação Social Amigos do Conjunto Miracema e Associação de Moradores do Macapaba.