Para comemorar o reconhecimento do Marabaixo como patrimônio cultural imaterial do Brasil, reconhecido pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, por unanimidade, a Academia Amapaense de Batuque e Marabaixo (AABM) irá realizar neste sábado, 6, num Restaurante, no complexo Marlindo Serrano, a gravação de um DVD, denominado “Marabaixo, Patrimônio do Brasil – o show, (a partir das 21h)
Além disso, outro motivo que será festejado é o aniversário dum ano da fundação da AABM. Participarão da gravação do DVD mais de 22 artistas que foram selecionados pela produção do show e academia, várias comunidades que tocam, cantam e dançam e que representam diversas gerações irão mostrar o valor do Marabaixo. Seu João da Cruz, de 90 anos da comunidade do Cria-ú e Ícaro Tomas Ramos, 13 anos, tataraneto do Mestre Julião Ramos, todos estarão no palco cantando a cultura amapaense.
“Além de reunir essas diversas gerações, vamos deixar um marco na história do Amapá com a gravação de um DVD com grandes personalidades do marabaixo. Será de fato um grande encontro do Rio Amazonas com o Marabaixo”, disse Carlos Piru, coordenador do evento
“Eu penso que o marabaixo e batuque deveriam nos unir, unir todos os segmentos culturais, eu diria até todas as religiões”, enfatizou o presidente da AABM, Padre Paulo Roberto.
A AAMB tem como objetivo incentivar o interesse pela cultura do batuque e marabaixo. Valorizar a ancestralidade e os pioneiros, bem como realizar e incentivar pesquisas e estudos que visem difundir a história dos afrodescendentes no Amapá, incluindo também a dimensão social, antropológica, religiosa e cultural.
Serviço:
Evento: Marabaixo, Patrimônio do Brasil- o Show
Gravação de DVD
Dia: 06 (Sábado)
Hora: 21h
Local: Restaurante Norte das Águas – Araxá – Complexo Marlindo Serrano.
Mesa: R$ 100,00
Reservas de mesa: 96 99175-9142
Com informações da Ascom AAMB