Macapá sedia 1° Campeonato de Luta Marajoara
Acontece amanhã, 5, a partir das 10h, o 1° Campeonato de Luta Marajoara em Macapá, na Orla do rio do Amazonas. Ao invés de tatames e arenas, os lutadores utilizarão a lama como espaço para a competição. Os melhores horários para as lutas são início da manhã e final de tarde, pois depende da maré.
Alguns pesquisadores dizem que a Luta Marajoara já existe há mais de 300 anos, criada por caboclos marajoaras que. O esporte é baseado no confronto de búfalos. Segundo o organizador do evento, Alex Sotelo esta modalidade está enraizada nos valores sócio-culturais da região. “Bem antes da popularização do Jiu-Jítsu no Brasil, este estilo de luta era bem popular na Região Norte. Apesar de não ser necessariamente focada na eficiência”, explicou Sotelo.
A Luta é um combate corpo-a-corpo realizada na argila, lama, areia para reduzir o risco de lesões, no qual o principal objetivo do combate é manter o oponente de costas no chão. Segundo as lendas, o surgimento se deu por caboclos que analisaram a atitude do búfalo, animal que diante da ameaça iminente de sua liderança em relação ao rebanho, enfrenta o búfalo rival colocando cabeça com cabeça, ficando com as patas no chão e tentando um derrubar o outro emaranhando seus chifre, o que cair é o perdedor.
O Evento terá cerca de 15 lutas e está dividido em quatro modalidades, pena, leve, médio e meio pesado. Os vencedores receberão medalhas e troféus
Serviço
1° Campeonato de Luta Marajoara
Data: 05/05 Domingo
Local: Orla do Rio AMazonas ao lado do Trapiche Eliezer Levy
Horário: 10h