Macapá é o município que mais recebeu vacinas no Amapá, mas tem taxa de vacinação baixa
Mais de 30 mil doses já foram entregues para a capital, mesmo assim o município ocupa a 6ª posição em ranking de vacinação da primeira dose e 11ª para a segunda dose.
O Governo do Estado já distribuiu até a última quarta-feira, (17), mais de 52 mil vacinas para os 16 municípios do Amapá. Macapá é o município que mais recebeu doses dos imunizantes, já Laranjal do Jari lidera como o que mais vacinou para a primeira dose.
Na manhã de quinta-feira, (18), foram entregues mais 2.890 novas doses para Macapá, totalizando 31.816 vacinas para a capital amapaense até agora. Entretanto, o município ocupa a 6ª posição em vacinas aplicadas na primeira dose.
O município que mais vacinou para a primeira dose até agora foi Laranjal do Jari, alcançando 78,10% da população; em seguida vem Santana com 73,24%; depois Cutias do Araguari com 71,53% de cobertura vacinal. Já Macapá, que lidera em número de vacinas recebidas, tem somente 63,02% de cidadãos do público alvo que receberam a primeira dose.
Entre os municípios que mais têm avançado na vacinação da segunda dose, Pracuúba lidera com 44,67% de pessoas com o ciclo completo de imunização; em seguida Serra do Navio com 42,65% e Cutias do Araguari com 37,50%. As cidades da região metropolitana marcam baixos números de vacinação, sendo Macapá 17,30%, Santana 13,27% e Mazagão não iniciou a segunda etapa.
O quantitativo de doses recebidas pela capital até quinta-feira é o suficiente para imunizar 78,7% dos trabalhadores da saúde, 39,7% para pessoas idosas entre 75 e 79 anos, 100% para pessoas idosas na faixa etária acima de 80 anos e 100% para o grupo de pessoas idosas institucionalizadas e cuidadores.
A vacinação seguirá ocorrendo de acordo com a chegada de novos lotes de doses. Dentro dos padrões estabelecidos pelo Plano Nacional de Imunização, todas as vacinas serão encaminhadas imediatamente, assim que recebidas pelo Estado através do Ministério da Saúde.