Lotes urbanos abandonados estão sujeitos a retomada pelo município
Cidade Legal – O Decreto também trata da organização urbanística de Macapá. Todos os lotes urbanos pendentes de regularização de títulos de domínio deverão ser regularizados obedecendo a um cronograma instituído pelo Programa Macapá Cidade Legal. De acordo com o coordenador do Programa, Ricardo Perches, um cronograma que vai até 2016 apresenta os bairros que podem ser legalizados na capital.
Perches destaca que o “Cidade Legal” foi criado com o objetivo de oferecer à população macapaense toda a estrutura e condições para a titulação dos terrenos de forma desburocratizada e transparente. “Os prazos oferecidos aos munícipes possibilitam uma organização no atendimento especializado, a total segurança no processo de documentação e um excelente desconto de 45% no valor total do título”, afirma.
De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional, Marta Barriga, com a medida a população da capital só tem a ganhar. “O possuidor de lote, que preferir antecipar a regularização de seu terreno, pode comparecer a Central de Atendimento Especializado do Programa e dar entrada no processo, sem qualquer objeção”, finaliza.
Macapá possui 130 mil lotes urbanos, destes 90 mil não possuem títulos de domínio. O Decreto Nº 1009/2014 aplica-se prioritariamente aos possuidores que utilizam imóveis com finalidade residencial.
(Asscom Nova Macapá Cidade Legal -Flávia Fontes)
Escute a entrevista na íntegra