Lançamento da pesquisa Salva-Guarda da Capoeira no Amapá será neste domingo, 24
Está marcado para este domingo, 24, das 8h às 12, na Fortaleza de São José, o “Encontros de Capoeira no Amapá”. O evento tem como objetivo fazer o lançamento da pesquisa de salva-guarda da capoeira no Amapá. Segundo o professor, Cláudio Reis, o projeto pretende garantir a viabilidade da capoeira como patrimônio cultural imaterial.
“Entende-se por “salvaguarda” as medidas que visam garantir a viabilidade do patrimônio cultural imaterial, tais como a identificação, a documentação, a investigação, a proteção, a promoção, a valorização, a transmissão – essencialmente por meio da educação formal e não formal.
Os Registros da Roda de Capoeira e do Ofício de Mestres de Capoeira foi o de valorizar a história de resistência negra no Brasil, durante e após a escravidão. Em 2014, a Roda de Capoeira também foi contemplada com o título de Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)”, explicou o professor.
Vale lembrar que a legislação que rege o reconhecimento de um bem cultural como patrimônio imaterial é o Decreto nº 3.551/00. Além disso, atualmente o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) possui 27 Superintendências, uma em cada estado e no Distrito Federal. Sua sede está localizada em Brasília/DFs. Possui o Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI) que é o responsável pela execução da política de salvaguarda para o Patrimônio Cultural Imaterial.
A capoeira é uma manifestação cultural presente em todo o território brasileiro e em mais de 150 países, com variações regionais e locais criadas a partir de suas “modalidades” mais conhecidas: as chamadas capoeira angola, regional e Contemporânea.
A Roda de Capoeira e do Ofício dos Mestres de Capoeira foi reconhecida como bens do Patrimônio Cultural do Brasil desde 2008.
O objetivo dos Registros da Roda de Capoeira e do Ofício de Mestres de Capoeira foi o de valorizar a história de resistência Negra no Brasil, durante e após a escravidão.
O evento é uma realização do IPhan, em parceria com o governo do Estado, Prefeitura Municipal de Macapá, União dos Capoeiristas do Amapá (Unicap), Associação de Desenvolvimento da Capoeira (Andecap), Federação Amapaense de Capoeira do Amapá ( Faca), Instituto de Pesquisa ( Unifel).
Programação
Dia do evento: 24/02/2019
08h – Abertura
09h – Dinâmica: Orquestra de Capoeira
09h30 – Relatos dos Mestres de Capoeira
09:30hs – Início das Rodas de Capoeira no pátio da Fortaleza de São José de Macapá
10h30 – Dispersão dos Grupos de Capoeira nos Baluartes da Fortaleza de São José de Macapá
11h- Dispersão na área externa da Fortaleza de São José de Macapá