WhatsApp, facebook, instagram, youtube, twitter e outras redes sociais estão cada vez mais conectando os jovens amapaenses. É o que indica a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os jovens de 20 a 24 anos são os que mais utilizam a internet no Amapá.
Os dados indicam que cerca de 71 mil amapaenses estão conectando-se com a finalidade principal de acessarem suas redes sociais. Ou seja, 87,7% nessa faixa etária, ficando acima da média Nacional que é de 85,2%.
De acordo com Joel Lima da Silva, supervisor de disseminação de informações da Unidade Estadual do IBGE/Amapá, enviar ou receber mensagens de texto, voz ou imagens por aplicativos diferentes de e-mail foi a finalidade de acesso à rede indicada por 95% dos usuários da Internet.
“Conversar por chamada de voz ou vídeo” foi a finalidade que apresentou o maior aumento de 2016 (45,8%) para 2017 (67,6%).
A pesquisa domiciliar do IBGE que investiga o acesso à Internet e à televisão, além da posse de telefone celular para uso pessoal, fez o levantamento nacional e por Estados. A utilização da Internet foi crescente com o aumento da idade, alcançando o máximo entre às pessoas de 18 a 24 anos, passando a declinar nas seguintes.
“Na média nacional, o percentual de pessoas de 10 anos ou mais que utilizaram a Internet foi: 66,3% no grupo etário de 10 a 13 anos, 82,5%, no de 14 a 17 anos, 85,4%, no de 18 ou 19 anos, de 85,2%, no de 20 a 24 anos. Entre os idosos (60 anos ou mais), apenas 24,7% acessaram. Esse comportamento foi observado tanto nos indicadores dos homens como das mulheres, sendo que a parcela feminina superou a masculina em todas as faixas etárias, exceto entre os idosos”, aponta a pesquisa.