Com as inscrições abertas na última terça, 18, o concurso público do Hospital Universitário (HU) já é um dos mais aguardados para o ano de 2022. Ao todo, são ofertadas 701 vagas diretas e outras de cadastro reserva, divididas entre área médica (122 vagas), área assistencial (492 vagas) é área administrativa (87 vagas).
A organização do concurso é da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com banca organizadora do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). As remunerações variam de R$ 2.170,22 a R$ 10.350,46 entre os 80 cargos ofertados.
Mas irregularidades vem sendo apontadas por concurseiros amapaenses, entre elas, a necessidade de mais de 1.200 vagas, divulgadas em diário oficial; e a aplicação das provas em outros estados da Região Norte. “O último concurso foi em 2019 e o único estado que não foi contemplado foi o AP, porque o HU ainda estava em obras. O que está acontecendo fere o princípio da moralidade”, pontuou Denilson Pontes Guedes, enfermeiro, autor da contestação pública contra o edital.
Outro ponto citado pelos concurseiros é o chamamento para contratação via contrato administrativo após convocação do número de vagas ofertadas. “É como se quisessem terceirizar o quadro de servidores do HU”. Representantes da bancada federal se puseram à disposição para contribuir na tentativa de Impugnação do edital e abertura da ação civil pública em caráter de larga demanda.
Os editais podem ser acessados nos links abaixo:
https://fs.ibfc.org.br/arquivos/eb8239430b1270b2afeca5fee250efb5.pdf