Será lançado nesta quarta-feira,19, às 9h30, o documentário “ interAMAZÔNIAS – uma fronteira musical. O Filme é resultado de dissertação de mestrado que visa mostra como a criatividade e a vitalidade da música tradicional do Amapá e da Guiana Francesa ajudaram a manter uma herança ancestral africana que ainda está muito presente. O documentário tem a duração de 1h30min e será apresentado em uma sessão aberta ao público no Cine Imperator do Vila Nova Shopping.
O filme inicia trazendo o conceito de fronteira não como fim ou inicio de um território, mas como lugar de junção, sendo abordado em uma perspectiva da interação, um ponto de contato entre culturas distintas que estabelecem trocas e se reconhecem pelas particularidades que essas culturas carregam.
”Norteou essa pesquisa o conceito de Geograficidade cunhado por Eric Dardel, o qual expressa a natureza geográfica da consciência do indivíduo de ser e estar no mundo, e seus diálogos com o lugar e a paisagem”, explica Clícia Vieira Di Miceli.
O mesmo trata a fronteira como lugar fecundo, área privilegiada onde se estabelecem empréstimos. Em seguida, é apresentado os ritmos tradicionais Batuque e o marabaixo do Amapá e o KANMOUGWÉ e GRAJÉ da Guiana Francesa. Na sequência, a abordagem é sobre a música contemporânea encenada pelos compositores e cantores que trazem em sua obra a leitura dessa amazonidade. No filme, tradição e contemporaneidade não aparecem como pares opostos, mas como elementares e complementares.
Clícia Vieira Di Miceli é geógrafa e produtora cultural. Ingressar em um programa de pós-graduação em Estudos de Fronteira lhe proporcionou fazer esse casamento entre música, geografia e região amazônica. Por meio desse documentário, foi possível expressar, através da música, um pouco do seu “olhar” sobre as geograficidades que interagem nessa fronteira entre o Amapá e a Guiana Francesa.
Serviço
Dia: 19/06 (Quarta-feira)
Hora: 9h30
Local: Cine Imperator do Vila Nova Shopping
Endereço: Av. Pres. Vargas, 271 – Central